quinta-feira, setembro 21

Blutschande

«Blutschande» (a vergonha do sangue), que em linguagem alemã corrente designa o incesto, é empregue por Hitler para caracterizar as relações sexuais entre Arianos e Não-Arianos.
Alguma vez pensaram no que há em comum entre a tendência para a eugenia do racismo hitleriano e o darwinismo?
"A teoria racial parte do princípio de que o acasalamento exclusivo de cada animal com outro da sua própria espécie constitui uma «lei de bronze» na natureza. Só circunstâncias excepcionais, como o cativeiro, podem levar à não verificação desta lei, e à mestiçagem. Mas, a natureza vinga-se e opõe-se por todos os meios a estas práticas, esterilizando os bastardos ou limitando a fecundidade dos descendentes. Em cada união de dois seres vivos de «nível diferente», a descendência situa-se na «média». Ora, a natureza tende sempre a elevar o nível através da sua «selecção»; assim o abastardamento contraria a vontade da natureza.»
Wilhelm Reich, in «O Racismo e o Fascismo»

6 comentários:

a 21 setembro, 2006 16:29, Blogger Manuel Neves disse...

Mesmo vendo as parecenças...porque é que um modelo animal se tem que aplicar ao modelo social?
Será o homem ainda tão atrasado que tudo o que faz é devido aos seus instintos. Não descurando a importância do mesmo: será que a única coisa que eu quero é sobreviver e propagar os meus genes?
Se milhares e milhares de anos de evolução concluem que tudo o que o homem quer é apenas e só biológico, o homem merece tanto respeito como um cão, crocodilo ou insecto. Se ao fim deste tempo todo ainda não usámos a nossa capacidade intelectual (que os animais não têm) para fazer qualquer coisa melhor do que isso, é um bocado triste.
Dizem que somos competitivos e que a selecção natural está em todo o lado. É legítimo portanto, que eu mate para ser o mais forte da rua? (É biológico, certo?)

 
a 22 setembro, 2006 23:17, Blogger emilie disse...

Só tenho a referir que somos todos da mesma espécie... Homo sapiens sapiens... certo?

 
a 23 setembro, 2006 00:07, Blogger R. disse...

mas....o que é "elevar o nível"?

 
a 26 setembro, 2006 23:15, Blogger GUi disse...

uns quantos comentários:

1) não percebo a comparação entre o cruzamento inter-específico (nos bichos) e o cruzamento inter-racial (no bicho-homem). eu não sou nazi, mas também me parece má ideia que um homem (ou mulher, atenção!) copule com indivíduos de outras espécies (a menos que estejamos a pensar em mulheres e cavalos..não me posso esquecer de apagar isto). quanto ao cruzamento entre raças, apenas contribui para a tão almejada e profícua variabilidade intra-específica, daí que me seja estranho ler que o darwinismo postula que a natureza é contrária a esse tipo de comportamentos. bem sei que é apenas uma citação, mas ainda assim..

2)o homem é primariamente um animal, merecedor da mesma consideração que toca a qualquer outro. obviamente, não é por este prisma que o homem vê o homem.. mas, convenhamos, é puro facciosismo.

3) homo sapiens sapiens é uma sub-espécie. mas sim, continuamos todos a fazer parte dela. =)

4) 'elevar o nível' é..ah,que se lixe! =P

 
a 27 setembro, 2006 14:50, Blogger R. disse...

olha lá tu não prometeste um comentário...há um texto para publicar, sim?

 
a 27 setembro, 2006 23:18, Anonymous Anónimo disse...

gui e r:

1) isso lembra-me a anedota do alentejano e da galinha. bom, não interessa.

2) versa sobre esse fenómeno o conto «investigações de um cão», do tio kafka.

3) de quem era a piada do homo zapiens?

4) confesso que me parece prioritário empreender a 'elevação do nível' em coisas como a educação ou a saúde, antes de limitar a selecção de parceiros sexuais. que a coisa já está preta, pelo menos para nós.

 

Enviar um comentário

<< Página Principal