domingo, janeiro 7

A minha primeira reunião e o Lille - Benfica

Continuando o "Memorial para um Movimento", mas sem poemas do Ginsberg, cá vai a minha primeira reunião.
Um belo dia o Hugo, naquele estilo calmo de quem tanto pode anunciar que vamos pegar em armas e ocupar o Parlamento ou então ir só dar uma volta ao Bairro, perguntou-me se queria ficar a tomar conta do Des1biga com ele. Eu disse que "Sim", sem saber no que me estava a meter. Para ser sincero, até tinha lido poucas coisas da revista. Às vezes penso que esta minha confiança no Hugo um dia em pode mesmo meter numa situação com metralhadoras.
Chegado o dia da reunião, foi diferente do que é hoje. As pessoas não se conheciam. Só uma fumava. O Hugo decidiu fazer um charro (que, para nosso embaraço, ficou só entre nós. Se bem que fumar na faculdade sabe sempre melhor).
Entretanto, e para não variar, a minha cabeça estava noutro lado. No lado do Benfica. E, segundo consta, não palrei acerca de outra coisa. Geralmente as pessoas queixam-se do mesmo, portanto não tiveram tratamento especial.
Mas, a pouco e pouco, as coisas foram-se revelando. Um texto brutal do Gonçalo e a Ritinha, do seu canto, a chamar "Madeixas do Bicho" a uma secção, com os imediatos aplausos da menina que fumava. E, devagar, as coisas a organizarem-se. Uma secção onde só três pessoas quiseram participar. A primeira entrevista de esquerda (a mais à direita até agora) e então até à próxima.
Cheguei a casa e vi, nervosíssimo, o meu Benfica. O que vale é que isto de ser clubista é uma cruz tão grande que já me habituei a dar más notícias. Não, o Benfica não fez uma exibição memorável. Nem ganhou. Empatou a zero num dos piores jogos que me lembro do meu clube. Ficámos obrigados a ganhar ao todo poderoso Manchester United em casa. Enfim, toda uma depressão. Portanto, não vou fazer nenhuma analogia entre o jogo e a reunião.
Quando o jogo acabou, o Hugo passou lá por casa. E enquanto falávamos de política, ele grita-me do computador:
Foda-se! Escreveram uma acta da reunião!

E não é que o Benfica, quinze dias depois, ganhava 2-1 ao Manchester?