sábado, março 7

Watchmen



UUUUUUAAAAAAAUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

UUUUAaaaaaUUUUU!!!!!!!!!!!!!!!

UAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!! - ok já chega.

É mesmo bom, é mesmo mesmo mesmo mesmo muito bom!!!!

É TÃO bom que escrever esta crítica é quase um insulto a quão bom que é, porque nunca conseguirei realmente transmitir quão bom é.

















..mas vou tentar na mesma.

Como sempre vou tentar não fazer comparações à BD original, uma vez que acredito que o filme (qualquer filme) se deve aguentar sozinho.

Baseado na obra homónima de Alan Moore (publicada entre 1986 e 1987) Watchmen de Zack Snyder, conta a história de um grupo de ex-heróis/vigilantes que foi proibido pelo governo americano, quando pressões populares e o aparecimento de um ser semi-divino (Dr.Manhattan) os torna obsoletos e altera radicalmente o rumo da história do planeta (Nixon é re-eleito várias vezes e a América ganha a guerra do Vietnam em 10 dias). Vários anos após a sua reforma forçada, e com o mundo cada vez mais próximo de uma guerra nuclear, alguém começa a matar selectivamente os ex-heróis, o que estimula um deles (Rorschach, que nunca tinha aceite a proibiçãoa tentar investigar o que se passa.

A história é incrivelmente complexa e profunda, e qualquer tentativa de a explicar só vos ia estragar a surpresa de ver o filme, por isso não digo mais nada a cerca da história, excepto que é profundamente satisfatória e extremamente bem escrita!

As personagens são todas elas fabulosas!
Profundas, intensas, sem nenhuma interpretação a falhar em nada.
Dan Dreiberg é o herói desiludido, Laurie Jupiter é a heroína relutante obrigada pela mãe a ser vigilante.
Jon Osterman é um físico que subitamente ganha os poderes de um deus e perde o seu contacto com a humanidade.
Só tenho pena que a personagem do Adrian Veidt não tenha sido completamente explorada (mas supostamente haverá uma edição em DVD/Blu-Ray com horas e horas de cenas cortadas), porque sente-se que há ali muito mais para ser visto.

Rorschach e o Comedian são as minhas duas personagens preferidas.
O primeiro é um vigilante psicopata que usa uma máscara com um padrão que muda constantemente e que é uma perversão das expressões faciais humanas normais. É talvez a personagem mais trágica do filme.
O Comedian é, por outro lado, a mais brutal e humana. Um vigilante violento e sem escrúpulos que, após a proibição governamental, é contratado pelo governo para continuar a trabalhar para eles.





Eu tenho noção de quão pobre esta crítica é, mas a sério, o filme tem de ser visto, estar para aqui a contar as coisas só as ia estragar.

Zack Snyder faz um excelente trabalho com a realização do filme, sendo que tem 3 horas, imensa imensa informação, uma carga emocional enormíssima, e no entanto o filme não se torna demasiado cansativo, e mantém-nos sempre sentados na borda da cadeira!
O uso de pequenos slow-motions para realçar determinados pormenores ou movimentos das personagens está extremamente bem aplicado, inserindo-se inconspicuamente no filme, ao contrário do que acontecia em 300 (2006)onde parecia mais um gimmick do que outra coisa.

A fotografia está linda. Todas as cores estão extremamente saturadas e sujas, e os contrastes são fortíssimos, dando ao filme simultâneamente uma sensação de realidade conspurcada e um ambiente surreal.

Finalmente a banda sonora é tudo menos o que se esperaria para um filme deste género.
Temos Leonard Cohen, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Paul Simon, Wagner, Mozart, que nos assaltam quando menos esperamos.

Um dos melhores filmes da minha vida (à semelhança do livro)


Watchmen Movie Trailer http://teaser-trailer.com
by movies-in-2010

Ps: quem vir este filme e não gostar, cheira mal dos pés...

Etiquetas: , ,