terça-feira, janeiro 30

Referendo

Teve hoje início o período oficial de campanha do referendo sobre a despenalização do aborto. Apesar disso debates e sessões de esclarecimento têm sido múltiplas. Os argumentos estão gastos e os ânimos exaltados. Não tenho vontade de discutir, pelo menos por agora, as minhas convicções. Limito-me a dizer que esta situação devia ter ficado resolvida aquando da resposta de Natália Correia (transcrita abaixo), em 1982, ao deputado do CDS, João Morgado, que disse em Assembleia da República: "O acto sexual é para ter filhos".
Palavras para quê?

Já que o coito - diz Morgado -
tem como fim cristalino,
preciso e imaculado
fazer menina ou menino;

e cada vez que o varão
sexual petisco manduca,
temos na procriação
prova de que houve truca-truca.

Sendo pai só de um rebento,
lógica é a conclusão de
que o viril instrumento
só usou - parca ração! - uma vez.

E se a função faz o órgão - diz o ditado -
consumada essa excepção,
ficou capado o Morgado.

Natália Correia - 3 de Abril de 1982

3 comentários:

a 31 janeiro, 2007 01:32, Blogger GUi disse...

muito bom! convém, no entanto, salvaguardar que o exemplo dado não reflecte a convicção da esmagadora maioria dos partidários do não, e que, pelo seu carácter anedótico e redutor, deve ser evitado numa discussão séria sobre o assunto. bem sei que não é a isso que te propões neste post, mas pareceu-me pertinente fazer esta ressalva.

 
a 07 fevereiro, 2007 12:51, Anonymous Anónimo disse...

Fantástico!

 
a 13 março, 2007 23:35, Anonymous Anónimo disse...

Pena não terem voltado a falar do referendo. Talvez segundo o argumento de que devesse haver mais de 50 % de votantes e que levou a novo referendo devesse haver um novo daqui a 5 anos não é? Mas suponho que para vocês agra já seja vinculativo.
E sim, se a Natalia Correia disse isso suponho que tivesse de ter ficado tudo resolvido aí. Concordo com o gaj de cima, muito bom...

 

Enviar um comentário

<< Página Principal