segunda-feira, maio 21

Sérgio Godinho em LIGAÇÃO DIRECTA e Os Amigos do Gaspar em DVD

segundo palavras do próprio sérgio godinho, proferidas no magnífico concerto que deu no passado sábado no teatro maria matos, a série infantil os amigos do gaspar1 irá ser editada em dvd num futuro próximo. a audiência - na qual eu me encontrava (cof, cof) - foi ainda brindada com o tema é tão bom, que surgiu de cara lavada e com novo fôlego, de resto à semelhança do que sucedeu com todas as canções vintage nessa noite revisitadas (excepção feita a é terça-feira, interpretada pelo cantor a solo, de guitarra a tiracolo). é de tal forma fascinante o resultado desse processo de actualização 2 - ou modernização, se preferirem - das músicas mais antigas, em novos arranjos e sonoridades, que sou levado a deixar aqui um apelo: que o sérgio godinho e os assessores gravem de novo a discografia do autor, ou, pelo menos, uma colectânea com as melhores faixas de cada álbum! sim, o irmão do meio (2003) serviu em parte esse propósito, é certo. mas há muito mais para além dos clássicos, e preciosidades como o rei vai nu não merecem ficar ganhando pó no baú do tempo, quando as suas novas versões são tão, tão boas! destaque ainda para a canção liberdade, intemporal na sua mensagem, e com ímpeto reforçado pela energia com que foi tocada. sérgio godinho (em) ligação directa foi, sem dúvida, uma experiência revigorante..

1 - para quem já não se lembra ou nunca viu (que é o meu caso), aqui fica um excerto de um dos episódios d'os amigos do gaspar, em que entra a sui generis personagem do guarda serôdio. é curioso como a bonecada fala toda com sotaque do nuorte..




2 - só para que possam ter uma ideia daquilo a que me refiro, deixo-vos a nova versão da canção o primeiro gomo da tangerina. dêem um desconto à voz do sérgio, que nesta interpretação não está grande espingarda..


Etiquetas: , ,