terça-feira, junho 26

Acção de Protesto Contra o RJIES


22 comentários:

a 26 junho, 2007 22:38, Blogger T. disse...

A faculdade NÃO pode ser privatizada.
A acção social NÃO pode acabar.
Alunos sem representantes? NÃO.

 
a 27 junho, 2007 14:41, Blogger R. disse...

Entao entao? Que é da democracia social (ou social democracia)? Que é que andam a fazer ao meu país?

 
a 29 junho, 2007 14:02, Anonymous Anónimo disse...

Isso e porem aquele lençol foleiro na sala de alunos.. "FML contra não-sei-o-quê", como se realmente toda a FML fosse contra aquilo.

Não nos usem para os vossos propósitos!!!

 
a 29 junho, 2007 23:00, Blogger Manuel Neves disse...

A AE da FML - eleita democraticamente - manifestou o seu apoio a essa iniciativa e até tinha lá membros a pintar isso.
Mas porque é que és a favor do RJIES?

 
a 02 julho, 2007 00:07, Anonymous Anónimo disse...

um dos problemas do vosso tipo de gente é assumirem que só porque não se concorda ou se critica, se é contra as vossas ideias.

não sou a favor do RJIES nem sei o que isso é, mas acabaste de me dar razão: a AE manifestou o apoio, a FML não. para a próxima, não sejam estúpidos e escrevam "alguns sócios da AEFML" ou "um ou dois membros da direcção da AEFML". não generalizem e sobretudo, não metam ao barulho quem não tem nada com essa situação.

 
a 02 julho, 2007 10:38, Blogger Pedro Santos disse...

Desculpa lá, pedro ferreira, mas se tu não concordas com uma opinião existe uma grande probabilidade de seres contra ela. De resto, se queres que te dê a minha, acho que realmente te deverias informar sobre o que é o RJIES...assim já podias dizer se eras a favor do lençol foleiro ou não, antes de o criticares mesmo sem conhecimento de causa...a tua opinião passava a ter muito mais valor.

 
a 02 julho, 2007 17:42, Anonymous Anónimo disse...

existindo ou não "grande probabilidade" de ser contra uma opinião, existe sempre a probabilidade de não ser contra. ou não te parece lógico?

ainda assim, e o que não estás a perceber, é que é ERRADO fazer crer que TODA a FML (alunos, professores, funcionários, direcção) é contra o dito RJIES. mas também não tentaram fazer passar nenhuma informação sobre esse assunto antes de assumirem que TODA a FML estava do vosso lado. pergunto-me porquê...

 
a 02 julho, 2007 21:36, Blogger Manuel Neves disse...

Lol...
Então vá, assim devagar: qual é a tua opinião sobre o RJIES?
Nota que o teu comentário mostra a tua posição pro-activa (tipo, nós não informámos, como é que tu havias de saber...) sobre o mesmo. Mais, peço desculpa (mesmo assim!) por não termos informado ninguém. Apesar de isso vir em tudo o que é imprensa, nós até tínhamos um panfleto preparado. Mas por razões nossas não o distribuímos (não foi por "é melhor não distribuir", foi-nos mesmo impossível).
Das duas uma: ou tu não gostas mesmo é de estar no nosso lado (e lá terás as tuas razões para isso, se quisres explicas, se não quiseres também não me chateio nada) ou então odeias mesmo generalizações. Suponho que passes um mau bocado sempre que um grupo é nomeado no plural ("os estudantes", "os políticos", "os futebolistas", "as putas"...) porque TODA a gente sabe que nem todo o grupo tem a opinião ou comportamentoe que é adicionado a seguir. Suponho que estejas sempre indignado com isso, e pronto, nada contra. Justifico-me apenas, com o facto de assim ser mais simples do que "os estudantes X, Y, Z, W e A são contra, o B mais ou menos, o P não sabe porque não leu nada", percebes? E as pessoas que se preocuparam e que pensaram sobre o assunto eram contra. Portanto, se és a favor do RJIES, mexe-te e vem discutir isso connosco e na faculdade. Se estás só chateado por não te termos perguntado nada, desculpa qualquer coisinha (mas tenta informar-te sozinho, porque também dá).
Cumprimentos


PS: não te esqueças da pergunta inicial: qual é a tua opinião sobre o RJIES?

 
a 03 julho, 2007 09:50, Blogger Lourenz disse...

ehhehe... oh pedro tens q admitir esta foi um bocado touché =]
Isto só porque o m. pediu desculpa, porque eu cá concordo contigo; aliás acho que o governo devia ser eleito sse por unanimidade, como toda a eleição que se preze.
Estou a ver que eu e tu somos da mesma estirpe, acreditamos que sem rigor a comunicação é apenas um instrumento de disseminação de inverdades, e não havemos de ser nós a matar o progresso! Por consequência, falamos muito pouco; pensamos duas vezes antes dizer que somos do Benfica (agora que o Beto saiu é um bocadinho mais fácil). Em casos extremos, quando nos perguntam as horas, fazemos uma média entre as do relógio e as do telemóvel, mas avisamos desde logo que sem uma amostra estatisticamente mais significativa a pessoa não se safa.

É como este coiso do Rjies, tanto alarido, só porque o gajo é emigrante e tem um nome esquisito, ainda se estivesse em causa a perversão do conceito de Ensino Público ou outra chatice dessas... Vem mas é pró técnico irmão, aqui espera-te no máximo um panfleto da gala da capital e se alguém falar contigo à entrada sabes à partida que são da IURD (ou uma prostituta, ou as duas coisas, dependendo das horas, mas a experiência ensinar-te-á a distingui-las...) Cartazes só se for sobre a imperdível exposição de permutadores de calor, que entretanto, agora sem o arraial, começa a ser um passatempo a considerar.
Ah e essa história de não procurar informação: fds, eu sou tal e qual (estou em crer que somos almas gémeas) - acreditas que já chumbei a várias cadeiras porque ninguém me veio dizer onde era a sala?
Os sacanas

 
a 03 julho, 2007 10:01, Blogger Lourenz disse...

O Beto vai mesmo sair do Benfica não vai ??

 
a 03 julho, 2007 10:54, Anonymous Anónimo disse...

m., qual é a parte de 'não sou a favor do RJIES nem sei o que isso é' que não percebes?
relativamente aos panfletos, ainda bem que não se deram ao trabalho. muito pouca gente se ia ralar a lê-los.

 
a 03 julho, 2007 12:06, Blogger DC disse...

caro pedro ferreira

"muito pouca gente se ia ralar a lê-los"
então?? estás a generalizar!! é ERRADO fazer crer que TODA a GENTE (alunos, professores, funcionários, direcção, doentes, familiares, médicos, enfermeiros, auxiliares... e já me estou a restringir à gente do HSM) se iria "ralar" a ler os panfletos.
eu cá também não me costumo ralar deixo isso para as cenouras da minha salada...


"não sou a favor do RJIES nem sei o que isso é"

só um conselho vai a www.mctes.pt (site do ministerio do ensino superior, não vais ser induzido a ter a nossa opinião não tenhas medo!!) e está lá tudo... pode ser que até sejas a favor do RJIES e andas a pensar que até és contra!

atenciosamente,
Diana

PS1: caso ninguém ainda tenha esclarecido RJIES é "Regime Juridico do Ensino Superior"

PS2: desculpem a boca foleira do ralar mas não me contive...

 
a 03 julho, 2007 12:45, Blogger Manuel Neves disse...

Portanto se tu não sabes o que é o RJIES nem demonstras vontade de o saber (porque ninguém ia ler os panfletos), e achas que nós não devíamos poder fazer coisas quando nem toda a gente sabe a opinião delas, a conclusão é que... Nós (e todos os outros!) nunca podíamos fazer nada.
O que se conclui é que vieste só chatear. Por uma razão qualquer (não gostas de nós por não sermos do teu clube, por não nos vestirmos como tu gostas, não faço ideia, mas tu deves ter) resolveste cá armar-te em esperto e engraçado. É um bocado triste quando as pessoas tentam isso e depois demonstram uma ignorância absoluta sobre o assunto tratado e demonstram pouca ou nenhuma vontade de discutir o que se passa à sua volta.
Deixo-te com José Mário Branco (e se não te "ralar" muito e se não te chatear, lê. É mesmo bom.):

"... E tu fizeste como o avestruz, enfiaste a cabeça na areia, não é nada comigo, não é nada comigo, né? E os da frente que se lixem... E é por isso que a tua solução é não ver, é não ouvir, é não querer ver, é não querer entender nada, precisas de paz de consciência, não andas aqui a brincar, né filho?
(...)
Não há português nenhum que não se sinta culpado de qualquer coisa, não é filho? Todos temos culpas no cartório, foi isso que te ensinaram, não é verdade? Esta merda não anda porque a malta, pá, a malta não quer que esta merda ande, tenho dito. A culpa é de todos, a culpa não é de ninguém, não é isto verdade? Quer isto dizer, há culpa de todos em geral e não há culpa de ninguém em particular! Somos todos muita bons no fundo, né? Somos todos uma nação de pecadores e de vendidos, né? Somos todos, ou anti-comunistas ou anti-faxistas, estas coisas até já nem querem dizer nada, ismos para aqui, ismos para acolá, as palavras é só bolinhas de sabão, parole parole parole..."


FMI - José Mário Branco

 
a 03 julho, 2007 20:01, Anonymous Anónimo disse...

a vossa mania de ter que ser sempre do contra entra em ebulição sempre que alguém se insurge contra os vossos ideais. repara, diana curado, que disse "muito pouca gente", porque muita pouca gente realmente lê os vossos panfletos. repara só como transformaste o meu 'muito pouca gente' no teu 'TODA A GENTE'. é lindo! de cada resposta a um comentário meu me dão mais e mais razão.

quanto à tentativa de graçola com as cenouras, GENIAL! vou já mandar um mail ao RAP para ver se a incluem num futuro sketch.

 
a 03 julho, 2007 20:09, Anonymous Anónimo disse...

m.
mais uma vez, a deturpação: eu não disse que não podiam fazer coisas só por haver gente que não tem opinião sobre determinado assunto. acho muito bem que se expressem, que façam manifestações, greves, chamem a TVI. a utilidade que vejo nisso é a possibilidade de ocasionalmente o corpo de intervenção da PSP ter oportunidade de treinar, porque os vossos objectivos vão mais uma vez sair furados.

não vim aqui comentar só para chatear, ao contrário do que possa ter parecido. vim expressar a minha opinião, o meu repúdio pela maneira como tentam usar quem não devem para as vossas acções de protesto. tentei que mudassem no futuro a vossa maneira de fazer as coisas, como vocês tentam mudar o mundo; mas como as coisas serão sempre assim, vocês não quiseram entender, e o mundo não vai mudar.

 
a 04 julho, 2007 02:26, Anonymous Anónimo disse...

realmente, o problema do vosso tipo de gente é a tendência para as generalizações abusivas! cambada de comu..comun..de esquerdalhos, pá!! querem insurgir-se contra "cenas", insurjam-se, mas em nome próprio, não se arvorem em mandatários da vontade alheia! só porque o que está em causa são os direitos fundamentais dos estudantes, tal não vos confere legitimidade, ó paladinos das justas causas, para se assumirem como porta-vozes da totalidade da população discente dessa mui nobre instituição que é a FML! respeitem a liberdade de quem dispensa uma consciência política e se conforma com ser um molusco paneleiróide à mercê dos desmandos despóticos dos seus superiores! co'a breca, vós meteis-me mesmo nojo!!

ass: um outro invertebrado a transbordar de peçonha..

 
a 04 julho, 2007 10:01, Blogger Lourenz disse...

pedro ferreira...
man...
depois de teres escrito "n" comentários e perderes tempo numa discussão absurda, não te passou pela cabeça que podias ao menos informar-te sobre o que é que estás a falar?
Podias ser um mexilhão humano, como diz o outro invertebrado, e estares-te genuinamente a cagar que não me fazia tanta confusão. Mais escusado é ostentar orgulhosamente o estandarte da ignorância, numa cruzada contra esses sacanas que querem mudar o mundo, só por achar que ele não está assim tão saudável como isso. Mas o que é que eu estou para aqui a dizer, tu nem sabes o que se passa no teu país, na tua universidade, queres lá saber o que se passa à tua volta! Mundo... o mundo és tu pedro ferreira, e para quê mais, pergunto eu?
Só não percebo o que é que tu fazes num blog que dá pelo nome de Desumbiga(!!) a tentar argumentar que é má onda generalizar que os estudantes queiram ser representados nas suas faculdades, quando há pelo menos um que se está perfeitamente nas tintas.
Epá, pedro... man...
É estúpido.

Quero dizer, discorda das merdas! E faz-te ouvir quando assim for! Mas se discordas convém ter (SURPRESA) uma opinião - que já agora deve ser o mais fundamentada possível.
Faz sentido: Primeiro formá-la, depois defendê-la. Agora, defender opinião nenhuma é tão inútil como indefensável. Sinceramente, para isso mais vale olhares só pro umbigo e tares-te verdadeiramente a cagar.
Mexilhão style.

 
a 04 julho, 2007 10:10, Blogger DC disse...

Caro pedro ferreira, realmente não disse "toda a gente", mas... que tal fazermos o raciocínio de outra perspectiva? se de toda a gente "muito pouca" se iria "ralar" a ler os panfletos, então muita gente, isto é, a larga maioria não se iria "ralar" a ler os ditos panfletos. É certo que "a larga maioria da gente" é diferente de "toda a gente", no entanto está quantitativamente muito perto, pelo que a generalização mantém-se.

tal como o pedro generalizou quando disse que muita gente não se ía ralar a ler o panfleto nós (digo nós porque eu estive envolvida na pintura do cartaz) também generalizámos quando dissemos que a "FML está contra o RJIES", já que deduzimos que a maioria das pessoas da faculdade estão contra, tal como o pedro deduziu que a maioria da gente não se iria ralar a ler o panfleto. A grande diferença é que, ao contrário do Pedro, nós sabemos o que é o RJIES pelo que estamos mais à vontade para fazer esse tipo de generalizações. Já o pedro generaliza sem, assumidamente, ter a mínima noção do que está a falar (RJIES),e pior, quer manter-se na ignorância.

 
a 04 julho, 2007 10:38, Blogger Pedro Santos disse...

Parece-me a mim que a discussão está morta, ou pelo menos que deve morrer. Os argumentos que se exprimem já são de ordem gramatical, e quando assim é o melhor é esquecer. O rapazinho não sabe nem quer saber de nada, está-se absolutamente nas tintas, e adopta a posição "eu não posso ser a favor de algo se determinado tipo de pessoas o são"...por isso não vale a pena estarem a tentar modificá-lo, porque a sua inépcia é visceral, já vinha com ele quando compraram o pacote. O rapazinho não se vai informar sobre coisa nenhuma, está mais preocupado em fazer um retrato do "tipo de gente", do "a maioria das pessoas não é toda a gente"...isso é q é verdadeiramente importante! Ideias...pfff...

 
a 04 julho, 2007 13:52, Anonymous Anónimo disse...

A pergunta que se impõe agora depois desta merda de troca de galhardetes é: quantas pessoas da vossa faculdade foram à manif e quantas pessoas sabem o que é esse RJIES?

 
a 05 julho, 2007 14:34, Blogger T. disse...

o essencial aqui é que não se trata de um lençol, mas sim de papel de cenário.
(sff ler com ironia)
o essencial, suspiro.

 
a 05 julho, 2007 21:07, Blogger Manuel Neves disse...

Da nossa faculdade fomos poucos. Acho que cerca de sete pessoas. Não faço ideia de quantas é que sabem do RJIES, mas vários grupos com quem falei (de primeiro e segundo ano) ficaram a saber, uns inclusive disseram-me que se iam organizar para ir e não foram. Dado que disponibilizámos a informação na nossa mailing list, 200 e tal pessoas - se leram o mail - ficaram a saber.
O facto de poucas pessoas lá terem ido não invalida a mensagem da faixa. Todas as pessoas com quem falei e que tinham uma opinião formada, eram/são contra o RJIES. Até porque não é por acaso que estas reformas aparecem em plena época de exames.

 

Enviar um comentário

<< Página Principal