segunda-feira, abril 10

Farpas de Abril .01

«De resto, a admiração que sinto pela U.R.S.S., por esse mundo imenso onde a justiça social se realizou, com todas as imperfeições inerentes à espécie humana e onde foi revogado enfim o culto da personalidade, onde a liberdade do indivíduo - assim o julgo - terá de afirmar-se cada vez mais, essa minha admiração não tem o cunho das cegas adorações. Suponho que sei divisar o carácter episódico, na perspectiva histórica, dos erros ou mesmo dos crimes que esta construção custou e o que deles talvez ainda remanesça. Mas vejo no mundo capitalista os direitos da maioria ofendidos e recalcados por aqueles que usam os outros homens como servos ou como utensílios. E comparo. E depois, penso sobretudo que nunca se copia uma experiência do passado. Que a transformação do mundo, na sua irreversível viragem para o socialismo, envolve bem diversas mutações e dá nascença a formas novas e fascinantes de vida em comum. Considere-se que onde mais forte for a ânsia de liberdade, assente em tradições culturais que a favoreçam. mais próxima da totalidade será a libertação dos homens.»
Urbano Tavares Rodrigues. In Viagem à União Soviética e Outras Páginas

8 comentários:

a 11 abril, 2006 02:04, Blogger GUi disse...

'o carácter episódico [...] dos erros ou mesmo dos crimes que esta construção custou'..bem, suponho que na altura faria algum sentido pensar assim. hoje, contudo, podemos falar em crimes contra a humanidade..mas numa coisa o urbano tem razão: 'onde mais forte for a ânsia de liberdade, assente em tradições culturais que a favoreçam, mais próxima da totalidade será a libertação dos homens'. o verdadeiro comunismo é democrático, legitimado pela vontade popular, e nunca poderá ser alcançado através da usurpação do poder e do despotismo, contrariamente àquilo em que marx acreditava quando sugeriu a implementação (ainda que provisória!) de uma ditadura do proletariado. o comunismo é, antes de mais, um estado de espírito..

 
a 11 abril, 2006 12:10, Blogger Manuel Neves disse...

"o verdadeiro comunismo é democrático, legitimado pela vontade popular, e nunca poderá ser alcançado através da usurpação do poder e do despotismo"

A questão é que esta democracia tem nos seus alicerces despotismo a pootes e a "vontade popular" está subordinada a meios de comunicação social que por sua vez estão nas mãos daqueles que dominam o poder económico e político. Logo, o comunismo por via democrática é praticamente uma impossibilidade física.
Dado que uma revolução armada também está fora de questão (o poder armado está com o capitalismo...), resta a a revolução cultural. Plantar "tradições culturais" e ver se as consciências acordam. Não podemos é adormecer, nem por um momento, a "ânsia de liberdade" porque o estado das coisas é desesperante.

(isto vai politizar a sério... =) )

 
a 14 abril, 2006 16:34, Blogger GUi disse...

ou seja, só por via democrática (no sentido primeiro do termo, que remete para a vontade popular) poderemos ver nascer um dia uma sociedade genuinamente comunista e liberal (também no sentido original da expressão). porque a premissa (e a consequência) da 'revolução cultural' será sempre a mudança de mentalidades, que, por sua vez, se reflectirá na mudança das intenções de voto e, por último, na eleição efectiva de um governo socialista/comunista. não vejo a razão de considerar tal desiderato irrealista, quimérico, uma 'impossibilidade física' - porque no momento de votar, de traçar um xis no boletim de voto, a nossa liberdade é absoluta! se a eleição que dimanasse do sufrágio não fosse respeitada pelos poderes instituídos, se se verificasse um atentado contra os princípios mais elementares da democracia, aí a situação teria de ser avaliada sob outro prisma. porém, a nossa realidade é esta, em que a 'vontade popular', por muito influenciada e manipulada que seja, continua a ditar os resultados eleitorais e, indirectamente, o rumo do país. é inútil conjecturar cenários alternativos nesta fase, o importante é denunciar o que está errado e avançar com críticas construtivas e propostas sólidas e progressistas!

 
a 14 abril, 2006 17:58, Blogger Manuel Neves disse...

Podemos por o "xis" onde quisermos, é um facto. Mas se a "Quadratura do Círculo" não tem ninguém de esquerda, se os orgaõs de comunicação franceses se recusam a passar imagens de Paris, as coisas ficam mais difíceis para se colocar o "xis" no quadrado que leva ao verdadeiro socialismo.
Rompam-se mentalidades e denunciem-se os podres do que se passa. É esta a minha proposta progressista. (Vaga e ténue, lamento - mas acabei de chegar a casa encharcado e não estou com vontade de escrever muito mais (para já). )

 
a 15 abril, 2006 17:35, Blogger GUi disse...

não posso deixar de me interrogar..que percentagem da população nacional vê a quadratura do círculo? para fazermos uma pequena ideia do peso real desse programa 'direitista' na formação da consciência política da populaça, há que atentar em alguns números: em portugal (onde há, por alto, cerca de 10 milhões de cidadãos), cerca de 28% da população possui tvcabo (1), o que dá 2,8 milhões de eventuais telespectadores da quadratura! no entanto, e não obstante a sic notícias ser o canal por cabo com maior audiência, dados de janeiro do corrente ano revelam que o 'share' desse canal é de 13,5% entre os canais temáticos, o que, mesmo admitindo que nenhum dos assinantes da tvcabo vê canais generalistas, se traduz em 'apenas' 378 mil potenciais espectadores do programa. será mais sensato, contudo, pensar em termos de algumas dezenas de milhar, visto que há cerca de um ano a sic notícias era vista por aproximadamente 34 mil pessoas. em suma, mesmo admitindo que a quadratura do círculo é vista por 100 mil espectadores assíduos, a realidade é que o seu espectro de influência não vai além de 1% da sociedade civil - o que é notoriamente pouco! demais, aposto em como a esmagadora maioria da audiência do programa é composta por gente informada e politizada, que não deixa a sua fidelidade político-partidária ser perturbada pelo que quer que oiça ser vomitado pelos tribunos de serviço. por isso, deixemo-nos de pieguices, que a culpa da resistência que se verifica por parte da população relativamente às ideologias de esquerda não é da quadratura do círculo, por muito desleal que o programa seja! a culpa é, isso sim, da própria esquerda, que não sabe passar a mensagem convenientemente, de forma simultaneamente honesta e cativante! (perdoem a dimensão do comentário)

(1) dados estatísticos da anacom para o último trimestre de 2005 revelam que há uma assinatura de tvcabo em cerca de 28% dos lares portugueses, daí que eu tenha considerado (quiçá abusivamente) que 28% da população tem acesso a esse serviço.

 
a 15 abril, 2006 19:53, Blogger Manuel Neves disse...

A "Quadratura do Círculo" é só um exemplo (admito que pensava que era maior), mas se somares os telejornais de todos os canais a não darem destaque ao comício do PC deste ano (foi só o maior da campanha...) ou a IGNORAREM a maior manifestação de sempre portuguesa pós-25 de Abril - a manif contra a guerra do Iraque em Lisboa - se calhar a coisa começa a contar.
Mais do que exemplos a ideia é que me parece grave: as mesmas pessoas que dominam os media dominam as multinacionais e têm interesses explícitos nas políticas de direita.

 
a 15 abril, 2006 22:30, Blogger GUi disse...

ainda assim, que é que te parece ser mais determinante, o facciosismo dos meios de comunicação social ou o preconceito profundamente arraigado na mentalidade popular contra os comunistas e a esquerda em geral? basta pensar na sociedade americana, em que impera um anticomunismo primário que facilmente se confunde com patriotismo. é fundamental combater esse estado de coisas, mas tal só poderá ser feito com mais abertura e menos obscurantismo, não com a benevolência dos 'media' (uma ideologia que se opõe ao sistema não pode ser patrocinada pelo mesmo sistema)! enquanto os 'comunas' aparecerem como uma malta amarga e apologista de regimes ditatoriais e totalitários, a situação não melhora. e já chega de nos fazermos de calimeros..

 
a 16 abril, 2006 02:47, Blogger Manuel Neves disse...

Lol, bem isto é discutir se preferimos se gostamos mais que nos cortem os braços ou as pernas...
Revolução de mentalidades, rompendo com o obscurantismo e com a propaganda do sistema. Venceremos! :)

 

Enviar um comentário

<< Página Principal