terça-feira, maio 22

des1biga Adolescente

Há muito que ando a congeminar este texto, sem nunca o redigir. Há muito, e sempre que a ocasião parece determinar a necessidade de uma auto-explicação. É mais ou menos como, durante a construção da identidade, a necessidade de afirmar e justificar atitudes ou gestos de que só então tomamos consciência. Há muito que ando a congeminar este texto, e ainda não é desta.
Quem acompanhou o des1biga na construção da sua identidade – o que não foi um processo sem tropeções, e muito menos contínuo – terá notado as mudanças. Começou por ser uma espécie de atelier de escrita criativa, sem propósitos sociais nem vislumbres políticos, um espaço de opinião, o painel de cortiça na sala de aula. O que se passou entretanto foi certamente consequência do eterno devir. Mudaram-se os tempos, mudou-se a redacção e mudaram-se as vontades. E, se alguns leitores, particularmente deste suporte – o blog impulsionado pelo A. e pelo G. – se manifestam revoltosos contra as nossas expressões recorrentes de identidade política, o des1biga pretende continuar a ser o atelier de escrita criativa, o espaço de opinião, o painel de cortiça na sala de aula. Quero dizer, também queremos ser o rastilho de mundividências apaixonadas contrárias às nossas, o que importa é que se discuta.
E parece que o número 13 vai finalmente aparecer por aí. Suponho que agradecemos colectivamente ao S., que teve a paciência de fazer e refazer e refazer e refazer o que no resultado final até nos vai parecer simples. A propósito da construção da identidade, e apesar de ainda não ter o Movimentos na mão, a nossa revista cada vez me parece fazer mais sentido. Aos revoltosos, que nela busquem explicações.
E todos os que estiverem interessados em escrever para o des1biga, façam-no para des1biga@gmail.com . Agora sim, podemos começar a pensar no número 14. Uma nota especial para os habitués.

1 comentários:

a 22 maio, 2007 14:10, Anonymous Anónimo disse...

Olá

Fico contente pelo processo de intenções manifestado na crónica, no sentido de dar espaço para todas as correntes de opinião e rejuvenescer o blog.
Renovo a satisfação de paulatinamente ir também fazendo parte do vosso projecto.

Pedro

 

Enviar um comentário

<< Página Principal