sexta-feira, abril 3

Me and You and Everyone We Know




Me and You and Everyone We Know é um daqueles filmes que, sobretudo se for visto de surpresa, sem saber o que se está à espera, entranha-se em nós de uma forma incrível.

Deu-me a mesma sensação de intimismo optimista que filmes como Little Miss Sunshine, Juno e até Punch Drunk Love (de uma forma mais surreal) me deram.

É um filme que conta a história de várias personagens (o vendedor de sapatos recém divorciado, os seus dois filhos, uma artista solitária e os idosos a quem dá boleia, etc) e da forma como interagem umas com as outras.
Só que não o faz de uma forma épica ou climáctica, ou com grandes romances e riscos.
Mostra como estas relações humanas de amor ou fragilidade ou intimidade se processam não de uma forma cinematográfica, mas de uma forma dolorosamente humana, credível!
Não há grandes beijos, não há amores à primeira vista, não há vilões, não há heróis.

Todas as personagens são maravilhosamente defeituosas e humanas e credíveis.
É isso que torna o filme tão poderoso, a sua plausibilidade.

Há cenas e situações são são bizarras e surreais, mas isso não quer dizer que não façam sentido ou que não pudessem acontecer. E na maioria das situaçoes só lá estão para demonstrar ainda mais a fragilidade e desconforto que as personagens têm ao interagir umas com as, na sua procura de amor ou amizade, ou simplesmente de contacto humano.

O filme progride de uma forma extremamente calma, saltando sem esforço de personagem para personagem, contando alternadamente a história de cada uma e como elas se cruzam. E consegue fazer isto sem nunca causar confusão ou desligamento das personagens.

A banda sonora é suave e inobtrusiva.

Definitivamente uma pérola que corre o risco de se perder



))<>((

Etiquetas: ,

1 comentários:

a 08 abril, 2009 23:12, Blogger Ana disse...

))<>(( forever... ;)

 

Enviar um comentário

<< Página Principal