terça-feira, agosto 25

Brüno



O que é que se passa aqui, e porque é que é interessante?

O que se passa é que Sacha Baron Cohen, inventa uma personagem, neste caso um homossexual assumido (mais especificamente uma bicha histérica), e depois deixa-a livre para percorrer o mundo.

Depois filma as reacções do mundo.

O filme tenta ter piada de duas maneiras diferentes: a mais simples é pela própria personagem que é uma caricatura exagerada, e cujas idiossincrasias e exageros tentam produzir o riso.

Infelizmente rirmo-nos dos homossexuais é mais velho que cuspir na sopa, e nem os enormes exageros a que a personagem é levada por vezes conseguem ter piada. A personagem simplesmente não é original. Está bem construída, bem interpretada, mas não tem nada de original.

A segunda forma pela qual o filme tenta ter piada é pela reacção do mundo à personagem.

Aqui sim está o aspecto interessante do filme, quase como retrato social.

O filme está construído como falso documentário que funciona como documentário a sério (!?!).

Neste caso, Brüno, a personagem titular, percorre a américa profunda e vai chocando muitas pessoas, mas mais que isso, elicitando respostas e reacções inacreditáveis (desde os padres que querem curar homossexuais a mães que deixam fazer lipo-aspiração aos bébés).

Para mim, mais incrível que estas pessoas reagirem desta forma, é simplesmente o facto de não questionarem a personagem e aceitarem sem hesitar que ela possa existir no mundo real!!!

Obviamente que nem todas as situações são genuínas, sendo algumas claramente ensaiadas. No entanto é difícil estabelecer claramente uma distinção, o que em si é assustador.

Só por estas razões, Brüno vale a pena ser visto.

No entanto, sou da opinião que o Borat (2007) que funcionava exactamente nos mesmos moldes, tinha mais piada.

E tinha mais piada exactamente porque a personagem principal, nesse caso um jornalista de um país da europa de leste (Borogravia? não me lembro...) vai para a américa com uma data de preconceitos horríveis que não questiona.

Bem mais interessante que uma bicha histérica, que já foi feita dezenas de vezes.

Anyhoo...



Ps: oütra vantägem dëste fïlme, ë qüe aprëndi ä fäzer ümlauts!!!

Etiquetas: ,