terça-feira, agosto 15

O Senhor da Ilha

DOCUMENTÁRIO
RTP1, 13 de Agosto, 00h15
.
«Em 1959, os habitantes de uma ilha das Caraíbas estavam fascinados. O país, outrora uma colónia de Espanha e dos EUA, tinha pouco de que se orgulhar. Mas um jovem político pregava a revolução com arrojo. Também pregava respeito pela Cuba que acabava de tomar. Fidel Castro resistiu ao que os seus inimigos estrangeiros engendraram. Sobreviveu à queda do Comunismo e mantém o poder passados mais de 40 anos, enquanto, no país e no exterior, se fala das suas virtudes e dos seus vícios
.
* DOCUMENTAR, v. tr. (do lat. documentare). Juntar os documentos necessários a; comprovar por meio de documentos; explicar.
.
* DOCUMENTÁRIO, s. m. Fita cinematográfica destinada a ensinar, por oposição às outras, que apenas se destinam a divertimento.
.
Ora, a sequência de peças acima referida não documenta, de forma alguma, nem o verbo nem o substantivo. É, ironicamente, cinicamente, mais um exemplo da parcialidade dos media na exposição de conteúdos cujo carácter se pretende puramente informativo. O que aqui aprendemos foi que Fidel pregou o Marxismo-Leninismo por conveniência e que nunca foi, efectivamente, Comunista. Quem conta um conto, acrescenta um ponto. Como num salão de cabeleireiro, numa rua de bairro, numa mercearia de aldeia. Só que isto é a caixa que mudou o mundo.