quarta-feira, dezembro 6

Momentos deprimentes da FML .1

Inspirada pela secção "Momentos Deprimentes da Televisão Portuguesa" do programa "Diz que é uma Espécie de Magazine", achei que esta pérola, projectada por um elemento do nosso corpo docente de Cardiologia, devia ser registada. Notem a combinação das cores - que é, por si só, engraçada. Depois, tentem identificar o erro científico. O desafio destina-se não só à comunidade discente de Medicina - alarga-se a qualquer um que tenha alguns conhecimentos de Fisiologia e, talvez até, quem sabe, umas luzes de Ciências da Terra e da Vida.

E então, encontraram? A associação entre a Síndrome Coronária Aguda com a "redução (...) da necessidade de O2" foi algo que me intrigou. Tentei esclarecer a intriga com o dito docente, que confirmou a afirmação exposta no slide, sem se preocupar em esclarecer mais pormenores fisiopatológicos. Para além desta pequena imprecisão, fomos confrontados com a substituição coloquial de "regurgitação mitral" por "coisa mitral".

3 comentários:

a 07 dezembro, 2006 21:04, Anonymous Anónimo disse...

depois de ter ouvido o ducla traduzir soap para sopa já muito pouco me espanta.

aah, os anos clínicos... :')

 
a 08 dezembro, 2006 03:51, Blogger M disse...

Uma professorazinha minha do secundário de aulas laboratoriais achava que o oxigénio era importante para as sementinhas realizarem fotossíntese debaixo da terra... ah!, mas nós agora estamos na Universidade.......... em Medicina, oras...

 
a 08 dezembro, 2006 17:55, Blogger T. disse...

marta:
daí vêm as conhecidas 'soap operas', ou 'óperas da sopa!'. ah, e esperança escreve-se 'hoap'! =)

 

Enviar um comentário

<< Página Principal