quinta-feira, maio 15

Get Shorty

Sabem qual foi o primeiro filme do James Gandolfini?

Não foi o Get Shorty, se foi isso que responderam. Eu sei qual foi o primeiro filme dele, mas tive de ir procurar. Porque é que não fazem o mesmo?

Eu vi o Get Shorty mais ou menos pela altura em que ele saiu, em 1995, devia ter uns 10 ou 11 anos, e na altura não percebi patavina do filme. No entanto lembro-me de ter ficado com a sensação que era um filme divertido.
Por isso quando no outro dia me voltei a lembrar do filme, decidi voltar a vê-lo e descobrir se correspondia à sensação que tinha tido dele.

Para começar o filme foi realizado pelo Barry Sonnenfeld. Se nunca ouviram falar deste senhor é perfeitamente natural, eu também não tinha até ter pesquisado o realizador do filme. Num esforço quase inconcebível de boa vontade pesquisei um bocadinho mais e descobri que este senhor também tinha realizado o filme da Família Addams e os dois Men in Black.
O que nos diz que este senhor sabe realizar comédias.

Get Shorty não é propriamente uma comédia, mas é divertido. Tem bons actores (John Travolta, Gene Hackman, Rene Russo, Danny DeVito, Goldie Hawn, Dennis Farina) que dão as melhores interpretações que os seus papéis poderiam exigir deles, tem um bom ritmo, boa música e sobretudo uma boa história.

Conta a história de um gangster de Nova Iorque que vai até Hollywood atrás de um caloteiro e lá descobre que o que quer mesmo é fazer filmes e não andar a partir rótulas. O que se segue é uma comédia de enganos à volta dos dinheiros que são devidos a gansters, investidores, colombianos etc...
Não me interpretem mal, a história até está bem contada, e é invulgarmente boa para este género de filme, mas não é nada de por aí além.

O que realmente brilha neste filme são as personagens.
São todas elas um misto de estereótipo com pessoa a sério. A personagem de John Travolta é o gangster típico, de fatinho preto, uma atitude como se fosse dono do lugar e até a dizer "foggedaboutit!". No entanto no meio do estereótipo, que a própria personagem admite que encarna, surge um tipo que gosta sinceramente de cinema. E o que eu gostei é que esse aspecto dele não é explorado. Não mostram isso como se fosse uma qualidade redentora, ou que faz com que a personagem feminina goste mais dele. Essas coisas de facto acontecem, mas isso nunca é focado, nunca é examinado, nunca é explorado. Está lá, e isso basta.

Danny DeVito encarna um actor típico, Gene Hackman é o clássico realizador de hollywood, mistura de Ed Wood com Cecil B. Deville, e Dennis Farina faz um gangster abrutalhado que é delicioso nos seus pormenores.

Depois há os papéis mais pequeninos. James Gandolfini faz de ex-duplo que agora é capanga, e que por estranho que pareça anda sempre com a filha atrás, Goldie Hawn faz um pequeno mas fantástico papel, cuja importância é mínima e no entanto se torna memorável. Até o Harvey Keitel aparece por uns momentos!

Em suma Get Shorty não é um excelente filme, não é um filme que vai fazer ou fez história (embora haja uma sequela, que eu agora fiquei com curiosidade de ver), mas é um bom filme que vale a pena ser apreciado.

Só não consigo deixar de pensar como é que seria se tivesse sido realizado pelo Quentin Tarantino.

Etiquetas: , , , , ,