sábado, abril 4

Slumdog Millionaire


Slumdog Millionaire (2008) de Danny Boyle é o primeiro filme desde a Schindler's List (1993) de Steven Spielberg a ganhar os prémios de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento nos Globos de Ouro, nos BAFTAs e nos Óscares!

Não sei se é assim tão bom quanto a Lista de Schindler, mas é mesmo muito muito bom!

Jamal (Dev Patel, como se isto vos dissesse alguma coisa) é um concorrente na versão Indiana do Quem Quer Ser Milionário e está a acertar em todas as perguntas. Todas.

É prontamente preso por estar a fazer batota, e a história do filme desenrola-se a partir daí.

Com um ritmo extremamente rápido que nunca larga o espectador (à semelhança de Trainspotting 1996) cada pergunta que a polícia obriga Jamal a justificar saber a resposta, abre-se um novo flashback para a sua infância ou adolescência, que explica como ele sabia a resposta à pergunta.

A história segue Jamal, o seu irmão Salim (Maddhur Mittal) e Latika (Freida Pinto), à medida que crescem nos bairros da lata indianos, violentos e brutais, sobretudo para as crianças, se envolvem nos submundos do crime e Jamal persegue o amor da sua vida, Latika.

A história vai alternando entre estes flashbacks e cada pergunta do concurso que o abre, até que as duas linhas temporais se encontram no presente, e a história toma um curso mais linear.

Estar a contar-vos pormenores seria estragar o filme, por isso não o vou fazer.

A fotografia do filme é fantástica, aproveitando ao máximo o espctro de cores e luminosidades extremamente alargado que um cenário como a índia permite.

A banda sonora é excelente, acompanhando a par e passo a pedalada do filme (e nem sequer falta a coreografia bollywoodesca no fim do filme, durante os créditos)

Não é a Lista de Schindler, mas que merece um porradão de prémios, merece!!!

Etiquetas: , ,

1 comentários:

a 06 abril, 2009 22:21, Blogger Salomé disse...

é um filme bom e feliz, puramente feliz, ainda bem k ainda se fazem filmes felizes de quando em vez*

 

Enviar um comentário

<< Página Principal