quarta-feira, agosto 26

Vicky Cristina Barcelona



Woody Allen...

Ou se gosta dele ou se odeia!

Uma pessoa com quem vi o filme, disse-me no fim que o Woody Allen fazia sempre o mesmo tipo de filme. Sempre o mesmo tipo de história, sempre o mesmo tipo de diálogos, sempre o mesmo formato.

E é verdade!

O Woody Allen repete-se imenso, experimenta sempre à volta do mesmo tema, faz todos os seus filmes com o mesmo tipo de diálogo, o mesmo tipo de humor, o mesmo tipo de ritmo e cinematografia.

Isso diz-nos dele que é um realizador rígido, sem grande capacidade de evolução, sem flexibilidade e vontade de experimentar coisas novas.

O que não invalida que os filmes dele sejam muito muito bons!

Vicky Cristina Barcelona (2008) é o penúltimo dos seus filmes (raios que o homem não pára! Um filme por ano, quase sem falhas, desde os últimos 40 anos!!!).
E é muito bom!!!

No seguimento dos seus últimos filmes, este é também um filme escuro, apesar de não parecer.

Começando com Melinda and Melinda (2004) e estabelecendo-se com Matchpoint (2005) Woody Allen tem feito filmes com temas mais pesados ou com finais tristes.

Vicky Cristina Barcelona abre com a apresentação das duas personagens principais Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) que decidem ir passar as férias de verão a Barcelona (não surpreendentemente).

Vicky é apresentada como sendo realista, estável e à procura de seriedade. Cristina como romântica trágica, sem saber ao certo o que procura.

Chegadas a Barcelona encontram Juan Antonio (Javier Bardem) um artista, e a relação de ambas com ele vai pôr em causa aquilo em que ambas acreditam.

Pelo meio, para complicar as coisas surge a ex-mulher de Juan Antonio, Maria Elena (Penélope Cruz).

A história desenrola-se na relação entre estas quatro personagens. E à medida que o filme progride, que a história se expõe, percebemos quão profunda cada uma destas personagens é, e quão complexa é cada uma das relações que estabelecem.
A escrita é da melhor que tenho visto nos filmes do Woody Allen, ou em qualquer outro filme, e as personagens (e as suas relações) são perfeitamente credíveis.

Para isto contribui imenso a interpretação de cada um dos actores. Todos os quatro, Rebecca Hall, Scarlet Johansson, Javier Bardem e Penélope Cruz, estão no seu melhor!

Sem querer contar o desfecho da história, Vicky Cristina Barcelona funciona como conto, como fábula, uma cautionary tale!

O controlo obsessivo e a atenção ao detalhe, típicos de Woody Allen, são muito visíveis durante o filme todo, seja na banda sonora meticulosamente escolhida, aos locais e cenários seleccionados para filmar.

A fotografia é lindíssima.

Se gostam de Woody Allen, vão gostar deste filme! Se não gostaram dos outros filmes do Woody Allen, então... a Scarlett Johansson e a Penélope Cruz beijam-se!

Etiquetas: , , , , ,