domingo, dezembro 20

Avatar

O vosso crítico de cinema está de volta!

Porquê o longo interregno, perguntarão? Bem, o 6º ano dá trabalho!

Anyhoo, finalmente tenho algum tempo livre para poder escrever e por isso vou voltar a expurgar diarreias mentais sobre coisas de que gosto, porque assumo que toda a gente está interessada!



Avatar...

Nunca seria fácil escrever sobre este filme, sobretudo devido a todo o hype que recebeu.

Eu sou da opinião que este filme é quase perfeito.

Uma afirmação corajosa, eu sei, mas deixem-me explicar.

O cinema é, na sua essência mais pura, entretenimento. Está bem que pode ter ideias e conceitos muito complexos e transportar mensagens muito profundas, mas quem quer que negue a ideia de que o cinema surge e existe para entreter não percebe nada do assunto.

É sob este ponto de vista que os filmes do Indiana Jones são perfeitos.
Perfeitos do ponto de vista cinematográfico.

E vou tentar explicar o que é que quero dizer com isto.

Para se fazer um filme é preciso recorrer a uma data de ferramentas. Seja a escrita do argumento, ou a interpretação dos actores, ou a fotografia, o som, a realização, os efeitos especiais... uma data de coisas.

Eu considero que um filme é tanto melhor quanto mais alto o nível de cada um destes aspectos. Isto, obviamente, de um ponto de vista puramente tecnicista. Naturalmente que existem reacções emocionais puramente viscerais aos filmes que ultrapassam todos estes aspectos.
Mas partindo do princípio que todos estes aspectos servem exactamente para provocar essa reacção emocional, então a distinção torna-se menos clara.

Porque é que eu digo que o Avatar é perfeito?

Porque, em primeiro lugar, o aspecto visual do filme é brilhante. Isso é inegável sob qualquer ponto de vista.
O filme é uma longa orgia de eye-candy, com cores e cenários absolutamente estonteantes.

Habitualmente quando um filme se esforça muito por tornar o aspecto visual/efeitos especiais muito preponderante, os outros aspectos sofrem com isso.

No entanto estamos a falar de um filme do James Cameron, que já deu provas mais que suficientes que é um grande realizador.

Portanto, para além do espectáculo visual que o filme é, temos também uma história sólida, interpretações razoáveis e um ritmo e montagem excelentes.

O que é que isto nos faz lembrar?

Star Wars?

Sim, eu estou de facto a comparar o Avatar ao Star Wars!!! Outra afirmação corajosa!

Mas temos a mesma história sólida e arquetípica do bem contra o mal, personagens estereotípicas, uma sensação épica e efeitos visuais de vanguarda.

Confiem em mim quando vos digo que este filme marca um ponto importante na história do cinema.

De resto, porque é que o filme é tão absolutamente fantástico? Porque usa a regra do Pirata Ninja Robot Zombie, que estipula que a fixeza total de uma coisa é maior do que a soma da fixeza das suas partes.

Este filme é uma combinação de Dances with Wolves, Braveheart, Starship Troopers, cultura norte americana, exobiologia, Starcraft, Gears of War e até um bocadinho dos memes artísticos acerca de dragões que surgiram nos últimos anos.

É uma combinação quase epiléptica de coisas fixes! Que resulta estupidamente bem!

Se as pessoas conseguirem admitir que vão ao cinema para se divertir, e aceitarem este filme pelo que ele é, então estão preparados para uma experiência muito inesquecível!



Ps: após ter lido o feedback de alguns membros do próprio Des1biga (estou a olhar para ti Lara) decidi escrever mais uma ou duas linhas.

Ao mesmo tempo que James Cameron preparava o filme, preparava também o jogo. Mas pelo que eu vi das críticas, o jogo galha exactamente onde o filme é forte. Ou seja, ao passo que o filme consegue ter muitos aspectos bons para além dos efeitos especiais, o jogo tem sobretudo o visual enquanto que outros aspectos como a jogabilidade, a progressão no jogo e a mecânica de jogo são inconsistentemente inferiores.

Etiquetas: ,

3 comentários:

a 20 dezembro, 2009 09:31, Blogger Ana disse...

welcome back :) estava a pensar que nao voltavas... eu nao tu\tava com pica nenhuma de ir ver o avatar... agora tou damn you!

hmmm "mais uma historia de ets..azuis.."

agr la tenho de gastar dinheiro.

As reviews é para continuar?!hope so!

 
a 20 dezembro, 2009 09:32, Blogger Ana disse...

ops tou\tava

 
a 20 dezembro, 2009 19:34, Blogger Gui disse...

É para continuar sim! Estive foi mesmo cheíssimo de trabalho, e até nem tenho visto tantos filmes como de costume (entenda-se: já não tenho visto um todos os dias...).

Mas sim, o Avatar vale bem a pena ser visto. É o Braveheart e o Danças com Lobos NO ESPAÇO!!!!

 

Enviar um comentário

<< Página Principal