quinta-feira, maio 25

"Sensing the tempo"

A propósito de "Evolução é um passinho de cada vez (a olhar para o chão)." - pag 33, Des1biga 11, Hugo Bastos - ou (ok, admito) a partilha (desnecessária) da alegria de encontrar um parágrafo onde se fala de xadrez e futebol!

"The role of time in chess is a complex one. In tactical positions every tempo can have a decisive significance. In situations of strategic manoeuvring the time factor is often less important.
In many kinds of sport there is a concept known as "sense of rhythm". In their best years the football team Dynamo Kiev played to an uneven tempo, first quietly, dealing with their opponent`s vigilance, then sharply increasing their speed."

Alexei Kotov, "Sensing the tempo" in Positional Play

E porque a estratégia são os generais, os planos e as manobras e a táctica são os soldados e a acção propriamente dita, acho que em termos des1bigas estamos bons estrategas - boas ideias, bons planos para a revista e não só - mas com erros na parte táctica. Temos de calcular melhor as variantes (ou não falhar golos) e começar a ter mais calma antes da revista ir para a gráfica. "Sensing the tempo"! Quando o jogo está ganho há que fazer o adversário correr atrás da bola! (a metáfora não funcionou, mas a ideia era dizer que se temos a revista quase pronta não vale a pena apressarmos a coisa por causa do entusiasmo. Detesto explicar as metáforas.)
Já falámos sobre isto, mas em quantos mais sítios ficar escrito, melhor. E sempre é uma maneira de eu justificar este post.
Entretanto - mantendo a metáfora desportiva - gozemos o bom ambiente da equipa.

"Evolução é um passinho de cada vez (a olhar para o chão)."