segunda-feira, abril 6

Doubt




A história passa-se em 1964 no Bronx, numa escola católica. O Padre Flynn decide dar mais apoio ao primeiro e único aluno negro da escola. A Irmã Aloysius crê que o Padre Flynn inicia uma relação "imprópria" com o jovem Donald, e está disposta a tudo para o provar e para expulsar o Padre Flynn da paróquia, e para isso recruta a ajuda da Irmã James para estar atenta a qualquer coisa que se possa passar.

A partir desta, desenrola-se uma história de paranóia, perseguição, ambiguidades e intolerância.

O filme vive das suas personagens e interpretações.

Sem dúvida que Phillip Seymour Hoffman (Padre Flynn) e Meryl Streep (Irmã Aloysius) dão aqui interpretações que vão directamente para o Top 5 de interpretações de qualquer um deles! São eles que movem o filme e o tornam credível.

As duas personagens secundárias, interpretadas por Amy Adams (Irmã James) e Viola Davis (Senhora Miller, mãe de Donald) também fazem o seu papel brilhantemente, apesar de terem menos tempo de ecrãn.

A cinematografia é clássica, sem grandes gimmicks, mas com alguns planos de câmara para o fim que realmente ajudam a contribuir para a atmosfera de tensão e desconfiança.

A fotografia está perfeita, mostrando a escola católica como um lugar escuro, austero, húmido, e também contribui imenso para o ambiente do filme.

De fazer notar que o realizador do filme (John Patrick Shanley) é o mesmo que encenou a peça de teatro, e que isso definitivamente é um grande trunfo para o filme.

Etiquetas: , , , , ,

4 comentários:

a 06 abril, 2009 22:18, Blogger Salomé disse...

o fim é muito pobre tendo em conta a profundidade do filme

a velocidade é lenta mas adequada ao contexto e tema, mas dp o fim nao gostei de todo, o k é frequente nos fins dos filmes ultimamente

 
a 06 abril, 2009 22:18, Blogger Salomé disse...

o fim é muito pobre tendo em conta a profundidade do filme

a velocidade é lenta mas adequada ao contexto e tema, mas dp o fim nao gostei de todo, o k é frequente nos fins dos filmes ultimamente

 
a 07 abril, 2009 15:14, Blogger Gui disse...

Discordo inteiramente. O fim não podia ser outro, para que o filme resultasse, ou pelo menos resultasse tão bem como resulta.
O filme chama-se "Dúvida", não podia acabar com um desvendar climático do que se passava, ou com grandes catarses modificadoras das personagens.
Acho que o fim como está é muito mais forte e tem muito mais impacto do que se dessem respostas ou fizessem um fim que atasse mais pontas.

 
a 07 abril, 2009 20:13, Blogger Salomé disse...

kem ousa constestar o master yoda do cinema???... Eu!!!

lamento se nao gostei do fim, nao era preciso um desvendar climático mas akilo foi pouco tempo para um fim de um filme bom.

é a minha opinião.
lamento se é ela é sempre diferente da tua.

 

Enviar um comentário

<< Página Principal