domingo, julho 5

Arrábida World Music Festival

Este ano, nos Santos Populares, já enebriado pelos copos, algures pela bica, conheci um tipo que quando soube que eu era de Setúbal disse, entre outras coisas que o alcool já apagou da minha memória, que a minha cidade natal, Setúbal, era a cidade do país com maior potencial mas que não passa de uma merda.
Não me vou prolongar pela história da cidade até porque a conheço mal. Mas é uma verdade universal que a sua energia existencial se degradou a um ponto terminal... culturalmente, economicamente e socialmente. É uma cidade quase morta e todos dizem sempre que cheia de potencial, pelas pessoas, pela arrábida, pelo sado, pelo peixe e choco frito, por troia e voltando ao inicio, pelas pessoas, que como noutras cidades existem, mas contrariamente ás outras cidades não existem.
Isto tudo para dizer que tivemos uma visita do espaço, talvez de Saturno. Uma visita que jamais imaginei nesta cidade quase morta. Uma visita entre outras que transformaram esta cidade em dois dias. Refiro-me a Sun Ra Arkestra e à sua presença no Arrábida World Music Festival, onde em dois dias passaram Tinariwen, Tcheka, Legendary Tiger Man, DJ Café del Mar, Sun Ra Arkestra, Mazgani e Heavy Trash.
Simplificando, em dois dias o melhor cartaz de um festival este ano passou pela minha cidade e dentro de um castelo iluminado a ver as luzes da cidade e a baía pudemos assistir ao primeiro batimento cardiaco da cidade após um longo período de assistolia cultural.

Sun Ra Arkestra ao vivo foi um momento histórico para mim. Quem não conhece Sun Ra precisa de rever alguma história da música e do jazz, porque estamos a falar de um dos pais do avantgard jazz. Sem ele não haviam john zorn, nem uma paleta interminável de artistas experimentais modernos. Fica aki um video:



Fica aki o link do festival e do site oficial da arkestra:

http://www.awmfestival.com/

http://www.elrarecords.com/sunra.html

Aos que perderam este evento fiquem atentos, muito atentos,.. para o ano haverá mais. Se o cartaz mantiver a mesma qualidade então estamos perante um pequeno ressuscitar de Setúbal e o início de um evento de culto para todos aqueles que gostam de boa musica "do mundo" e do "espaço".

2 comentários:

a 06 julho, 2009 00:31, Blogger Gui disse...

AAAAGH!

Pessoas a escreverem no blog!!!!

...


AAAAAAAAAAAAAAAAGH!!!

 
a 11 julho, 2009 18:58, Anonymous Anónimo disse...

pois...sou de setubal e nem soube disso...q pena...pois parece ter sido bem interessante. E sim, sou de setubal, mas teem feito desetubal um deposito de lixo, um vazadouro municipal e um vazadouro nacional,..com aquele rio e aquela serra e dp toda a desgraca. e a maltinha fica-se...

 

Enviar um comentário

<< Página Principal