sábado, maio 16

Star Trek (2009)



Fui ver este filme com muita curiosidade, mas sem grandes expectativas, apesar de duas fontes seguras me terem garantido que o filme era muito bom!

Em primeiro lugar porque eu sou mais fã de Star Wars do que de Star Trek (apesar de também gostar de star trek!) e em segundo lugar porque sabia que o filme era uma prequela a tudo.

Prequelas são muito difíceis de fazer bem, mais difíceis de fazer bem do que sequelas.
Porque ao passo que uma sequela parte de uma premissa estabelecida e só tem de construir a partir daí, uma prequela tem de não só re-estabelecer essa premissa, como encaixar em todas as premissas determinadas pelos filmes anteriores (que dentro da cronologia da história, são depois).

Ora, quem melhor para desenvencilhar e reconstruir a premissa de uma história tão envencilhada e construída como a do Star Trek, que o escritor e realizador por excelência de histórias envencilhadas: J.J. Abrams. (estava a falar do Lost, se não perceberam)

A história é muito boa.
Apresenta-nos todas as personagens de uma forma que faz sentido, é rápida e divertida, consegue cobrir todos os pormenores que queremos ver explorados, faz uma ligação perfeita com todos os outros filmes e ainda assim consegue estabelecer uma nova premissa para futuros filmes.
J.J. Abrams, juntamente com Roberto Orci e Alex Kurtzman contam a história muito engenhosamente e de uma forma muito esperta.

Não vos vou contar os pormenores da história, mas posso dizer-vos que começa mesmo mesmo no início antes de qualquer uma das personagens sequer entrar para a tripulação da Enterprise.

As personagens...



O casting está excelente, com todos os actores a terem semelhanças físicas com os actores da série original. Mais do que isso, conseguem encarnar essas personagens clássicas e dar a sensação de que estamos realmente a ver versões mais jovens dessas personagens. Isto passao muito pela escrita dessas personagens, mas também pelo trabalho dos actores, muitos dos quais contactaram directamente com os actores originais para receberem conselhos ou direcções sobre como interpretar as personagens.

Zoe Saldana, Anton Yelchin, e John Cho que interpretam, respectivamente, Uhura, Chekov e Sulu, são relativos desconhecidos, tendo entrado em outras séries ou filmes sem grande relevo.

Nota especial para Simon Pegg que interpreta Scotty, numa actuação que peca por ser tão pequena. Eu queria ver mais do Scotty.
Sim, ele diz "I'm givin' it all she's got, Captain!"...

Karl Urban faz de 'Bones' McCoy, e fá-lo muito bem.

Zachary Quinto (de quem eu nunca tinha ouvido falar) faz de Spock, e também o faz muito bem, conseguindo fazer transparecer o conflito interno de uma personagem ainda muito dividida entre duas espécies e ao mesmo tempo transmitir toda a força da personagem de Spock.

Temos um excelente vilão, interpretado por Eric Bana (quase irreconhecível) e a fazer uma excelente actuação.

De notar ainda Winona Ryder, num papel pequenino a fazer de mãe do Spock.

Chris Pine interpreta o Capitão James T. Kirk. Para o fazer, o Chris Pine relata que se inspirou noutras personagens como Maverick (do Top Gun), Han Solo (Star Wars) ou Indiana Jones (Star Wars) que ele considerava que tinham as características de Kirk, arrogância, decisividade e charme.
Chris Pine faz muito bem o seu papel, no entanto não consegue chegar aos pés deste senhor:



O filme está extremamente bem filmado, com planos do espaço e das naves absolutamente lindos e espantosos. Tem um ritmo que nunca desacelera, sem no entanto se tornar cansativo, tem uma quantidade supreendente de humor (à semelhança da série original, e ao contrário da maioria dos remakes que temos visto ultimamente).

A banda sonora está adequada, e no fim até temos uma adaptação do tema original, que soava tão deliciosamente ao tema do Love-Boat.

Em suma: se são fãs da série não se vão desiludir, se não são fâs da série ou não a conhecem, mas gostam de um bom filme de ficcção científica de acção, também não se vão desiludir!

Etiquetas: , , , , , , , , , ,

3 comentários:

a 16 maio, 2009 22:26, Blogger Nuno disse...

Bom review... agora ainda estou mais curioso em relação a este filme...

Um errozito no texto: Gosto especialmente da parte em que o Indiana Jones domina o Darth Vader com o seu chicote :P

 
a 17 maio, 2009 01:33, Blogger Gui disse...

LOL!

Ainda tive de pensar um bocado e procurar para perceber a que é que te estavas a referir, mas sim, está lá!!!

Nem sequer vou corrigir, está demasiado bom!!

 
a 29 maio, 2009 19:09, Blogger és um palhaço disse...

Get a room...
Demasiado bom é o meu narso.
Let's have gelaite, me you and the narse...

 

Enviar um comentário

<< Página Principal