sábado, abril 11

The Curious Case of Benjamin Button



Tenho de admitir que este filme me surpreendeu.

Para variar hoje começo com o trailer. Vejam-no, e já explico porque é que fiquei surpreendido.

Ou não o vejam, e vejam o filme sem saberem nada sobre ele, que é muito melhor.



Mas eu vi o trailer no cinema, e quando o vi pensei "Raios, está ali o filme todo!! Estão as cenas todas, o enredo todo! Já não preciso de ver o filme, basta-me o trailer!"

Porque realmente o filme é basicamente a personagem do Benjamin Button (Brad Pitt) que nasce velho e cresce rejuvenescendo. Ao mesmo tempo a personagem de Daisy (Cate Blanchett) envelhece normalmente, e eles só se conseguem realmente amar um ao outro quando as idades um do outro estão razoavelmente equivalentes.

E pronto... Parece que é só isto, não vale a pena ver o filme, porque está tudo no trailer.

Mas NÃO!!!!

O filme é muito bom, mesmo muito bom!

Porque realmente o filme é basicamente aquilo.

Mas está tão cheio de pormenores, sub-enredos, personagens secundárias riquíssimas, sequências cinematográficas que são autênticas pérolas, que o filme se torna muito muito mais do que parece ser no trailer.

Achei o filme invulgarmente satisfatório!!! Dá gosto ver o filme! Acaba-se o filme com a sensação de se ter comido uma boa refeição, muito completa.

Para além da coisa da personagem principal envelhecer rejuvenescendo, o filme tem um formato muito reminiscente do Forrest Gump (1994), na medida em que Benjamin vai saltando de aventura em aventura, de uma forma quase passiva, e absorvendo tudo o que se passa à volta dele, conhecendo várias pessoas e vivendo várias histórias. Também à semelhança de Forrest Gump há os desencontros com o interesse romântico (em Forrest Gump era a Jenny, aqui é a Daisy).

O fim do filme é razoavelmente surpreendente e previsível ao mesmo tempo, mas também profundamente satisfatório.

O que é surpreendente é que o filme tenha sido realizado por David Fincher, que já realizou filmes como Se7en (1995), Fight Club (1999) e Zodiac (2007), filmes, todos eles, física e emocionalmente violentos, coisa que The Curious Case Of Benjamin Button não é definitivamente.

A fotografia do filme é muito boa, e completamente adequada à história que conta. É exclusivamente composta de tons quentes, tendo o Director de Fotografia mesmo usado filtros para retirar todos os tons de verde ou azul às imagens.

A música é sublime, vagamente etérea e fantasista, composta por Alexandre Desplat.

Vale realmente a pena ver o filme!!!

Etiquetas: , , ,

2 comentários:

a 12 abril, 2009 01:09, Blogger Salomé disse...

concordo plenamente... em bora preferisse mil vezes estar em desacordo!!!

é isso.
bis

 
a 29 maio, 2009 19:12, Blogger és um palhaço disse...

Oh pá... Nem sei que te diga.

 

Enviar um comentário

<< Página Principal