quarta-feira, maio 27

The Iron Giant



Eu já era fã de Brad Bird à custa do The Incredibles (2004) e Ratatouille (2007), por isso foi com grandes expectativas que fui ver a sua primeira longa-metragem de animação: The Iron Giant (1999).

E o filme superou as minhas expectativas!!!

Mas completamente!

Muito basicamente, o filme conta a história de Hogarth, um rapaz de 11 anos que encontra no bosque perto de sua casa um robot gigante de metal vindo do espaço, e começa a tratá-lo primeiro como um animal de estimação e depois como um amigo, tendo de o defender do agente do governo que o quer destruir.

Sim, eu sei que parece o típico argumento de filme infantil, mas não é!

A história progride de uma forma muito calma, muito compassada, sem nunca dar mais a entender do que é absolutamente necessário, e aborda temas invulgarmente adultos (à semelhança de The Incredibles).

Outro aspecto em que o filme é excelente é na sua recriação da América de 1957. Os carros, as roupas, as séries de tv, as mobílias, as músicas, a ameaça vermelha, a geração beatnik... está lá tudo, maravilhosamente explorado e inconspícuo, a criar um ambiente verdadeiramente credível.

A animação é clássica, tendo a particularidade de ter sido o primeiro filme em que a personagem titular (o robot) é completamente gerado por computador. No entanto os animadores, antes de inserirem o modelo de computador nos frames animados classicamente, sobrepuseram-lhe um filtro para simular as imprecisões da animação convencional permitindo assim uma integração perfeita.

A interpretação vocal está extremamente bem feita, com nomes como Jennifer Anniston, Harry Connick Jr. e Vin Diesel (aposto que não conseguem perceber onde) no elenco.

Vale realmente a pena ver esta pérola da animação!

Etiquetas: , , , ,

4 comentários:

a 29 maio, 2009 03:36, Blogger Nuno disse...

Gosto do estilo da animação... faz lembrar o american pop

 
a 29 maio, 2009 19:07, Blogger és um palhaço disse...

Eu dou-te o pop... Minha cabra

 
a 31 maio, 2009 22:50, Blogger Gui disse...

Crianças... comportem-se.

 
a 22 março, 2018 07:30, Blogger Unknown disse...

I really enjoy simply reading all of your weblogs. Simply wanted to inform you that you have people like me who appreciate your work. Definitely a great post
Online MBA

 

Enviar um comentário

<< Página Principal