quarta-feira, dezembro 30

The Man From Earth



Este filme vem relembrar-me de que o cinema é simples. Não é preciso muito.
Uma boa ideia bem escrita, actores capazes de a fazer funcionar e algum dinheiro para o equipamento.

The Man From Earth é um exemplo típico disso.

Escrito por Jerome Bixby, autor de vários episódios de Star Trek e Twilight Zone, The Man From Earth foi o seu último filme.

E a simplicidade e eficiência da escrita (bem visível, sobretudo, nos episódios da Twilight Zone) são claros na história deste filme, que começa com a premissa algo simples de como seria um homem que não morresse.

O filme passa-se inteiramente durante a festa de despedida improvisada da personagem principal, John Oldman, que decide propôr aos seus colegas cientistas a possibilidade de uma pessoa que não morresse, e que estivesse viva desde o paleolítico.

Filmado num cenário minimalista (até a mobília vai sendo removida ao longo do filme) com uma mão cheia de bons actores (todos eles ilustres desconhecidos, vindos de dezenas de papéis secundários de outros filmes e aqui finalmente com o protagonismo que merecem) o filme explora não só as iterações lógicas da existência de um homem imortal, mas também as diferentes reacções emocionais que cada personagem tem perante a ideia.

O filme faz excelente uso da luz e da música (limitada a alguns momentos chave) para transmitir a intensidade com que algumas das ideias são discutidas.

Não é um filme brilhante, mas é definitivamente uma pequena pérola que corre o risco de nunca ser apreciada.

Os actores do filme, célebres secundários, são:

- David Lee Smith
- Tony Todd
- John Billingsley
- Ellen Crawford
- Annika Petersen
- William Katt
- Alexis Thorpe
- Richard Riehle

Etiquetas: , , , , , , , , ,