segunda-feira, julho 14

Be Kind Rewind

Absolutamente lindo, brilhantemente realizado!!!!

Michel Gondry (realizador de videoclips extraordinaire) traz-nos Be Kind Rewind (2008), definitivamente um dos filmes da década (se alguém se lembrar dele).

Mike (Mos Def) é empregado no Clube de Vídeo chamado Be Kind Rewind ("por favor rebobine"). Um dia o seu amigo Jerry (Jack Black) fica magnetizado num acidente na central de energia ao pé de sua casa.
Ao entrar no Clube de Vídeo, Jerry apaga todas as cassetes de vídeo!
Sem vídeos para alugar, Mike e Jerry vêem-se obrigados a filmar as suas próprias versões dos filmes!
Entretanto, Fletcher (Danny Glover) descobre que tem apenas alguns meses para arranjar uma exorbitante quantia de dinheiro para mandar arranjar o edifício onde está o clube de vídeo, senão a câmara municipal vai demoli-lo.
Em vez de modernizar o seu clube de vídeo, transformando-o numa réplica do BlockBuster, Fletcher aproveita a ideia dos filmes amadores (que entretanto se tornaram imensamente populares) para tentar juntar o dinheiro de que precisa.

Surreal...

Mas não tanto que se torne inacreditável. Toda a história tem uma estranha sensação de credibilidade!
As personagens são pessoas como nós (Jerry talvez não) e a cidade onde se passa é tão aborrecida como a nossa (passa-se em New Jersey, que é o Barreiro de New York).

Mos Def e Jack Black dão vida às suas personagens com uma naturalidade que se sente, mas o que realmente brilha neste filme é a história.

É uma história sobre pessoas comuns! As várias personagens que populam a história são todas do mais banal possível. Mas não entendam "banal" como uma coisa má. São banais como as pessoas que encontramos no metro, ou a fazer compras no supermercado. São só pessoas.
Achei brilhante a personagem interpretada por Mia Farrow (sim, a Mia Farrow), que começa, mas nunca acaba, um discurso delicioso sobre como tem a cura para a depressão e que consiste em começar por arrumar a casa e depois pegar num caderninho, fazer 4 colunas e nas primeiras duas escrever o esforço em que se acredita e a tarefa que se detesta. É brilhante, nos dois diálogos em que esta personagem fala, temos um vislumbre da sua vida que nos mostra... uma banalidade assustadora!
Mesmo as duas personagens principais. Mike trabalha no mais velho e degradado vídeo clube da cidade e não tem vida amorosa, Jerry vive numa caravana ao lado de uma central eléctrica e tem uma oficina de modificação de carros que constrói tubos de escape de 2 metros nos carros.

E no entanto, ao longo do filme, vemos estas personagens comuns a... não quero dizer superarem-se, porque nunca chegam a sair da sua banalidade. Mas iluminam a sua vida, à medida que vão participando nos filmes que fazem. Adicionam um aspecto de fantástico à sua vida, ao participarem e actuarem em filmes totalmente artesanais, mas que são especiais porque ELES os fazem.

É um filme sobre gostar de filmes. É um filme sobre ter a coragem de fazer algo só porque dá gosto, independentemente do custo ou do lucro. É um filme sobre a magia do cinema e dos filmes.
É um filme sobre FAZER filmes.
Não importa se são bons ou maus, importa que somos nós que os fazemos.

No fim do filme acabamos por não descobrir se a loja foi salva ou não. Não sabemos se o par romântico do filme fica junto ou não, não sabemos se as pessoas se juntam para fazerem mais filmes ou não.
O que importa é o filme que fazem, que os junta.
Fez-me lembrar imenso o Cinema Paradiso

Muito mais do que um filme excelente, com uma excelente história, este é um filme que me tocou muito!
Adorei-o!!!



Edit Ps: Obrigado À Pulga (desculpa, e mais uma vez obrigado) por me ter sugerido este filme! Se mais alguém tiver sugestões a fazer, então, por quem sois! Façam-nas e eu verei o filme sugerido e escreverei qualquer coisa sobre ele!

Etiquetas: , , , , , ,

3 comentários:

a 14 julho, 2008 11:45, Anonymous Anónimo disse...

... já k falas em danny glover, e em sugestões, aconselho-te o:
"The Royal Tenenbaums"

Tenho curiosidade em ver o k dizes deste..
pedro

 
a 14 julho, 2008 15:22, Anonymous Anónimo disse...

Agrade�o a nota de rodap� mas sou uma Pulga e n�o um pulga lol

Ainda bem que curtiste o filme. Tenho acompanhado as tuas cr�nicas e pareceu-me que te acentava como uma luva ;)

 
a 17 julho, 2008 01:06, Blogger Gui disse...

Royal Tenenbaums!

Lembro-me de ver esse filme aos pedaços, há muito tempo, é com o Gene Hackman e a Geyneth Paltrow, se não me engano!

Já estou em processo de o adquirir de uma forma absolutamente legal!

Depois direi alguma coisa!

 

Enviar um comentário

<< Página Principal