quarta-feira, julho 2

Pathfinder

Este filme é tão mau, mas tão mau, mas tão MAU!!!

Meu deus este filme é mau.

E não é mau ao ponto em que volta a ser bom! Não, é mesmo só mauzinho.

Cai em todos os clichés, contradiz-se, é repetitivo (tem várias batalhas finais) e ao fim de uma hora torna-se totalmente previsível e aborrecido.

O filme é sobre as primeiras incursões que os Vikings fizeram na América do Norte, e sobre um rapaz viking que é acolhido por uma tribo índia e depois luta contra os vikings. E pronto, é só isto o filme.

Como pontos positivos podemos dizer que tem uma excelente fotografia, que tem o Clancy Brown e que tem vikings à espadeirada!
(não há filmes suficientes com vikings à espadeirada...)

Não vos vou maçar com uma crítica de um filme que não vale a pena ser visto, vou só dar-vos um resumo dos meus pormenores preferidos.

- a personagem principal aparece, no início do filme, em criança com olhos azuis e cabelos louros. "15 anos depois" tem cabelo preto e olhos escuros.

- a personagem que é o rival da personagem principal, e que cai no estereótipo de querer a mesma rapariga, estar a lutar pelo mesmo lugar na hierarquia, a determinada altura no meio do filme, e sem nenhuma razão aparente, resigna-se pacificamente a morrer e a deixar a rapariga para a personagem principal.

- a determinada altura há uma luta com um urso na qual se vê a mesma imagem do urso a rugir várias vezes, e uma pata de urso de borracha.

- há uma cena verdadeiramente original, na qual a personagem principal monta uma armadilha para os vilões, mas são os seus próprios amigos que caem nela.

- há uma cena verdadeiramente deliciosa que é uma mistura da cena em que Obi-Wan Kenobi fala ao Luke Skywalker enquanto este voa na Estrela da Morte e a cena em que o Connor Macleod corta algas no fundo do lago, todo feliz porque não pode morrer.
De qualquer modo, a personagem principal levou uma pancada na cabeça, está no fundo do lago a afogar-se e o shaman da tribo, que já tinha morrido numas cenas anteriores, aparece e há o seguinte diálogo:

Personagem Principal: Grande shaman, o que é que eu devo fazer?
Shaman: Conseguiste ganhar a confiança dos teus inimigos, isso é bom!
Personagem Principal: Mas eu estou a morrer.
Shaman: E vens-te queixar disso a mim?

E dá-lhe um murro na tromba!

Não estou a gozar! O shaman, depois deste diálogo profundíssimo passado debaixo de água, dá um murro no nariz da personagem principal.
Ri-me alto.

- No fim, depois da avalanche que mata todos os vilões e, aparentemente, a personagem principal também, está a aldeia toda muito triste porque ele morreu, e o que é que acontece? Aparece ele no meio das pessoas, meio esgroviado mas bem, sem nenhum tipo de justificação dele, nem do argumento sobre como é que conseguiria ter sobrevivido! É tão bonita a magia do cinema!

A sério.... não percam tempo com esta treta.
O melhor que posso dizer deste filme é: ainda bem que não gastei dinheiro para ver isto no cinema!!!

Se não quiserem ver o filme (e se não quiserem é porque são espertos) vejam antes este vídeo que vos mostra tudo o que há de bom no filme!

Etiquetas: , , , ,