quarta-feira, junho 25

Adagio para Cordas - Ou porque é que a música é essencial aos filmes - ou porque é que eu sou doido

A resposta à última é simples: porque amanhã tenho exame prático de cirurgia às 9:00 da manhã e estou para aqui a escrever isto.

Não vi o filme recentemente, mas estava a ouvir um disco de músicas de bandas sonoras e voltei a dar de ouvidos com esta.

Para mim esta música estará sempre, inevitavelmente, associada ao Platoon.

Não leiam a partir daqui porque há spoilers à frente. Se não viram o Platoon, de que é que estão à espera? Não viram um filme de guerra até terem visto o Platoon!

Ainda podem voltar atrás.

Última hipótese!

No fim do filme, depois de toda a guerra, de todo o sangue, de toda a lama, de todos os tiros, depois de toda a violência, depois de toda a merda, depois de todas as desilusões, de todos os traumas... o Oliver Stone mete esta música.

Quando a personagem principal está finalmente a ser tirada do inferno verde em que tinha vivido, toca o Adágio para cordas do Samuel Barber.

E a música é o climax do filme, não a cena, apesar de a cena já ser intensa de si. Mas é a música que dá o soco no estômago final, é a música que nos faz sair do filme sem palavras, fisicamente cansados.

A música é dolorosamente, excruciantemente bela.

Adagio para cordas, de Samuel Barber:

Etiquetas: , , , ,

2 comentários:

a 25 junho, 2008 18:02, Anonymous Anónimo disse...

O Apocalypse Now Redux e o Full Metal Jacket não contam? Tenho mesmo de ver o Platoon? Vou tratar disso um dia destes...mas duvido que fique convencido...

 
a 28 junho, 2008 15:53, Blogger Gui disse...

Contam sim senhor! São, de facto, os outros melhores filmes de guerra do Vietnam que existem.

O Full Metal Jacket é mais sobre o militarismo do que propriamente sobre o vietnam.
O Apocalypse Now é extremamente surreal, é como uma trip de ácido que corre mal e transmite definitivamente a sensação de loucura que foi o Vietnam.

Mas, na minha opinião, O Platoon é o que nos dá a visão mais crua e directa do que era realmente estar no meio daquela guerra.
Não recorre aos artifícios do Apocalypse Now, e foca-se exclusivamente na guerra e na selva, ao contrário do Full Metal Jacket.
O Oliver Stone esteve na guerra do Vietnam e eu acho que isso diz muito acerca do filme.

Para além do que, tive oportunidade de conversar uma vez com um veterano da guerra do Vietnam (que esteve no mesmo regimento do Oliver Stone) e ele disse-me que o Platoon era o filme que mais flashbacks lhe dava.

 

Enviar um comentário

<< Página Principal