segunda-feira, abril 17

Farpas de Abril .04

A professora pediu-me para escrever uma redacção que começasse com «Para mim o 25 de Abril é...». A minha amiga Guidinha é que tem jeito para estas coisas. A mim falha-me tanto o engenho que não consegui começar por aí. Mas agora a minha mãe apanhou-me aos saltos em cima da cama, que nem uma papoila, a trautear uma música assim «Porque todo o mundo é composto de mudança», trocou-me as voltas e vou ter que começar seja com que palavras for, senão ela não me deixa espremer a laranja.

Há uma série de estímulos que desencadeiam a formação da primeira imagem mental alusiva à data: a miúda dos caracóis com o cravo na ponta da espingarda, no quadro pendurado na parede do escritório. Depois, é a rapariga da camisola vermelha a comandar uma multidão de gente cansada que agita no ar cartazes e ideias. Se me perguntarem o que é o comunismo, sou capaz de balbuciar meia dúzia de expressões (igualdade-liberdade-fraternidade-expressão-proletariado-vanguarda) ou nomes de autores (Marx-Engels-Lenine-Reich-Cunhal-Zeca), mas não de formular uma definição concisa. Por outro lado intrigam-me os limites entre o comunismo e o socialismo e por que raio o Sr. Marx escreveu um livro chamado «O Capital» - ainda por cima um livro com tantas palavras que teve que se dividir em dois para as pessoas não cairem do escadote quando o querem tirar da estante.
Se me disserem que os russos comiam criancinhas ao pequeno almoço, não sou capaz de ficar indignada. (Também não me atormenta a possibilidade de termos um primeiro ministro homossexual – e as analogias entre a homossexualidade e o canibalismo davam uma boa anedota xenofóbica, não acham?) Evidentemente, para mim o vinte-cinco tem muito mais a ver com flores e cores do que com tratados de teoria política. E talvez tenha mesmo mais a ver com Kühn do que com Cunhal. Afinal, tanto as semelhanças como as diferenças estão em três letras. «Troquemos-lhe as voltas que ainda o dia é uma criança.»

2 comentários:

a 18 abril, 2006 22:19, Blogger Manuel Neves disse...

Para mim o 25 de Abril é...
...a minha professora de português a declamar Zeca.
...o "Capitães de Abril", que passa SEMPRE na televisão e todos anos fico com pena do militar que fica sem a Maria de Medeiros.
...os cravos e o vermelho vivo dos cartazes.
...a data de aniversário de uma amiga.
...um jantar com a minha irmã.
...uma revolução que ficou a meio.

(gira,a imagem de te imaginar a cantar desafinada, aos saltos em cima da cama. No fim deves ter feito a acta do momento de diversão =) Beijinho para a neurótica das reuniões. )

 
a 18 abril, 2006 22:25, Blogger T. disse...

...(2) sim, ela é um palminho de cara.
...(3) em vez daqueles estupidificantes «just do it».
...(4) o dia a seguir ao aniversário de uma redactora.
...(6) a propósito disso, tenho que pesquisar uma citação.

 

Enviar um comentário

<< Página Principal