terça-feira, agosto 19

Get Smart

Eu lembro-me de ver o Get Smart original de 1965 na RTP Açores, devia eu ter uns 12 anos.
Já na altura consegui aperceber-me do humor ingénuo e meio tolo de que a série se servia, e já tinha visto Missões Impossíveis e 007s suficientes para me aperceber das referências e dos gozos.

John Segal conseguiu pegar no conceito da série original e dar-lhe uma volta, actualizando-o.
O humor está mais moderno, por vezes mais subtil, a história é mais elaborada, o ritmo está mais acelerado, há mais acção e mais actores conhecidos.

O que é uma pena, porque o que eu queria mesmo era humor ingénuo, meio tolo, e referências.

O Get Smart de 2008 consegue não ser um mau filme. Tem algumas piadas muito bem conseguidas, as cenas de acção estão razoáveis e as interpretações estão muito boas.
Mas, como tal, é só um filme medíocre. Só mais um.

A grande força do Get Smart de 2008 era o Get Smart de 1965. E os escritores não souberam aproveitar isso. (ou não quiseram, ou não os deixaram)

Quando fui ver o filme ao cinema (sim, fui ver isto ao cinema... não havia nada melhor!... que eu já não tivesse visto... era este ou o Múmia 3. que eu não digo que não veja, mas esse recuso-me mesmo a pagar para ver) estava à espera do mesmo tipo de humor que estava na série original!

A série original não tinha piadas sobre homossexualidade! não tinha perseguições de carros em linhas de comboios e aviões a voarem baixinho!
Não estou a dizer que as sequências de acção estavam mal feitas, mas não eram o que eu tinha ido ver!

Dito isto, o filme não é mau de todo.
Como já disse, tem algumas piadas muito boas (não as suficientes) e excelentes interpretações.

Steve Carell (que começou a sua carreira no Daily Show) dá-nos mais uma excelente interpretação, afirmando-se novamente como a mais recente e refrescante estrela de comédia americana.
Alan Arkin está fantástico como sempre. Terence Stamp dá-nos um arquétipo de vilão perfeito (se bem que com pouco tempo de cena, merecia mais) e Ken Davitian faz um capanga patusco.
Temos cameos de David Koechner, Patrick Warburtun, Larry Miller e Kevin Nealon (quase todos do Daily Show).
Até Dwayne Johnson (The Rock) consegue estar quase tão bem como o O.J. Simpson estava nos Naked Gun.

No geral é um filme razoavelzinho, que podia ter sido muito melhor se tivesse feito aquilo que era suposto ter feito.

Deixo-vos com o trailer do filme e aquilo que eu conseguir encontrar da série original, para compararem.