quinta-feira, setembro 11

Naked Gun: From the Files of Police Squad

Naked Gun (1988) é um dos mais conhecidos representantes de um género de filme que já não se faz.

O filme de gags.

É um filme recheado de piadas de violência física, piadas verbais, piadas non-sense, mas que nunca se torna auto-consciente delas.

É como um espectáculo de Vaudeville: os números e sketches alternam-se na sua natureza, em rápida sucessão, de modo a manter o espectador inseguro sobre o que esperar a seguir.

À primeira vista Naked Gun é uma paródia aos thrillers policiais. Tem uma história sobre uma conspiração para assassinar a Rainha de Inglaterra. Mas isso é só superficialmente.

Quando nos debruçamos sobre o filme o que é que vemos? Nada.

Porque essa é uma posição muito má para se ver um filme.

Quando nos recostamos para trás na cadeira, aí sim, vemos que o argumento da conspiração é só uma desculpa, uma base onde enfiar todos os gags e piadas e pequenos sketches que na realidade não têm nada a ver com a história.
Piadas e gags que, se eles quisessem realmente contar a história, seriam totalmente desnecessários.

Mas não são, porque o Naked Gun, e os outros filmes do género, não é acerca da sua história. É acerca dos gags e das piadas.

E esses gags e piadas são, como eu já disse, de uma natureza extremamente variada, e é daí que surge a sua riqueza.

Logo no início do filme, o agente Nordberg (deliciosamente interpretado por O.J. Simpson) "surpreende" um grupo de bandidos que estão a conspirar. Apesar de ser só um contra sete bandidos, todos eles armados, Nordberg decide ainda assim prendê-los e quando entra na sala grita-lhes "Drop your weapons!" (apesar de serem 7 bandidos contra 1 polícia, um dos bandidos de facto larga a sua arma, apenas para receber olhares desaprovadores dos outros bandidos) e os bandidos prosseguem em encher o agente Nordberg de tiros.
O agente Nordberg leva os tiros, cambaleia para trás e bate com a cabeça numa tubagem, desequilibra-se para a esquerda e queima a mão num forno, encosta-se a uma porta pintada de fresco, apoia-se numa janela que lhe cai sobre os dedos, tropeça e cai de cara num bolo de noiva, dá alguns passos e pisa numa armadilha para ursos e depois cai à água.

Isto é genial!!!

Não só pela piada da violência física em si, mas também pela sequência exagerada de azares que acontecem, também pelo cliché de cada um dos azares que acontece e também pelo surreal que é um grupo de bandidos terem um bolo de noiva e uma armadilha para ursos no seu covil!

Isto é, embora possa não parecer à primeira vista, humor extremamente inteligente!

Porque é que acham que os American Pie e todos os clones que geraram não usam este tipo de humor? Porque é demasiado complicado para as massas adolescentes compreenderem.

O que é que as massas adolescentes compreendem? Piadas de casa de banho e piadas à volta de sexo.
90% das piadas à volta de sexo não têm piada nenhuma. Aproveitam só o facto de as pessoas se sentirem desconfortáveis a falar de sexo e de se rirem para libertar essa tensão, independentemente de haver alguma piada ou não.
É por isso que o Fernando Mendes diz "porra" na televisão e as pessoas riem-se.

Nem a série de filmes Scary Movie, e os seus inúmeros clones, que tentam de alguma forma regressar a este tipo de humor de gags, conseguem fazê-lo de uma forma tão inteligente.

Nenhum deles tem este tipo de acumulação de ideias como na cena que acabei de vos descrever (que é só a primeira de muitas no filme e ocorre nos primeiros 5 minutos do filme).

Protagonizado por Leslie Nielsen (fabuloso actor de comédia, protagonizando inúmeros filmes dentro deste mesmo género) e realizado pelo brilhante David Zucker (que realizou também Airplane, Top Secret, e (não surpreendentemente) os Scary Movie que tiveram piada, o 3 e o 4.

Naked Gun é uma pérola do cinema de comédia. Uma amostra de cinema de humor inteligente que já não se faz.

Etiquetas: , ,