quinta-feira, abril 20

Indie Lx - A semana louca dos filmes


Começa hoje, com sessão de abertura oficial às 21:30 no Fórum Lisboa, a terceira edição daquele que, apesar de novinho, tem mostrado vontade de se impor como um dos maiores festivais de cinema em Portugal. Se o 1º e 2º Indies foram um sucesso, com 12 e 17 mil espectadores, respectivamente, este ano espera-se ainda mais. São 300 os filmes, entre curtas e longas, a exibir nas 6 salas, que, distribuidas pelo King, Fórum Lisboa e Cinemas Londres, formam o eixo a percorrer obsessivamente durante os próximos dez dias.
Para além dos filmes em Competição (longas e curtas) e das escolhas dos programadores para o Observatório, poderemos ver: homenagens a 4 importantes realizadores (Michael Glawogger, Nobuhiro Suwa, Edgar Pêra e Jay Rosenblatt); uma retrospectiva de 90 anos de cinema sueco em formato curto; uma série de filmes, sobretudo documentários, em que a música Pop/Rock independente é o tema; o resultado das mais radicais e inovadoras experiências em cinema dos últimos anos, na nova secção do Laboratório; filmes infantis no IndieJunior e muito muito mais...

Vemo-nos num cinema perto da Av. de Roma. Bons filmes.

2 comentários:

a 20 abril, 2006 20:15, Blogger GUi disse...

ouvi na rádio que este ano a competição será mais interessante, na medida em que os filmes concorrentes apresentam uma maior homogeneidade em termos de qualidade, comparativamente aos anos anteriores. ou seja, não há vencedores à partida, mas também não há filmes medíocres (pelo menos a fazer fé nas palavras dos organizadores). enfim, um evento a não perder por todos quantos são cinéfilos, alternativos ou pura e simplesmente vivem perto da avenidade de roma (que é o meu caso..)!

 
a 17 maio, 2006 16:06, Blogger João Gama Marques disse...

o Indie este ano foi muito bom, vi lá uma dúzia de filmes, dos quais destaco e aconselho:

1- "és a nossa fé" de Egar Pêra
2- "The Devil and Daniel Johnston" de Jeff Feuerzeig

aconselho vivamente!

Edgar Pêra no seu melhor de desconstrução visual e auditiva de imagens e sons à volta do colorido folclórico que é uma final da taça de portugal Leixões - Sporting! O 2º melhor filmde Pêra a seguir ao "a janela marialva mix"

Jeff Feuerzeig pega na bida e obra de mais de 20 anos deste Daniel Johnston doente bipolar que canta e toca melodias viciantes, amadoras, low-fi mas muito genuínas! Um fenómeno que poderão decobrir ao arranjar a banda sonora do fantástico "kids"

e o resto... mais alguém la´esteve?
que viram de bom?

 

Enviar um comentário

<< Página Principal