segunda-feira, junho 19

Viajantes nocturnos no Norte do Uganda

"No Norte do Uganda, aproximadamente 30 000 crianças fogem de casa a meio da noite e partem em direcção a áreas urbanas e campos de acolhimento.
O fenómeno dos "viajantes nocturnos" começou em 2003 como tentativa de escapar aos ataques e raptos do Lord's Resistence Army (LRA) que abalam o Norte do país desde 1986 sob o comando de Joseph Kony. Este grupo armado tem atacado e raptado civis, queimado aldeias, escolas e hospitais, e mutilado civis em actos de violência extrema. As crianças têm sofrido desproporcionalmente com este conflito, sendo que mais de 25 000 já foram raptadas pelo LRA para servirem como soldados ou escravos sexuais, e muitas delas foram assassinadas."
.
Amnistia Internacional - Secção Portuguesa
.
O Comité Para os Direitos das Crianças da ONU referiu nas suas observações finais do segundo relatório sobre o caso Uganda a particular atenção que se deve dedicar à protecção das crianças, especialmente ao fenómeno dos "viajantes nocturnos" e melhorar o apoio aos estabelecimentos que os acolhem.
.
Contactem a Amnistia Internacional, se não querem ficar de braços cruzados. Existe uma Rede de Acções Urgentes a que qualquer um se pode juntar. Só tem de ter a coragem de dar o nome para se manifestar contra este tipo de atrocidades. Podemos pensar que é perigoso metermo-nos com os carrascos e dar o nosso nome, mesmo protegidos no nosso portugalzinho. Mas a coragem de o dar é a diferença necessária para que algo mude.

5 comentários:

a 21 junho, 2006 23:17, Anonymous Anónimo disse...

pueril, muito pueril.
e achar que é um acto de coragem basta para revelar ao que te(vos, nos)acostumaram.

 
a 22 junho, 2006 00:19, Blogger R. disse...

é uma tristeza, não é? encher caixas de correio com cartas pode não parecer valer nada. mas chega para que os agentes de tortura se apercebam que a comunidade internacional não está alheia ao que se passa por lá. essa postura desacredita o esforço dos observadores internacionais da AI que arriscam a vida pela destes, que não se conseguem defender.
E desacreditar é apoderecer.

 
a 22 junho, 2006 00:32, Anonymous Anónimo disse...

quem cala consente........ a cidade e a ataraxia católica dos séculos passados que o martelo provavelmente "respeita" inseminam nossa babilónica falta de esperança generalizada em prol dum golf tdi865326329cona da tia... "o cidadão ocidental é um gigante em informação e um anão em acção política" (dominique wolton), é um facto mas morram sem se calar!! todos os dias os mesmos clichés, todos os dias os mesmos clichés, todos os dias os mesmos injustos clichés =)

 
a 22 junho, 2006 01:09, Blogger Baya disse...

Realmente o cepticismo é um sentimento que me assalta a toda a hora... Mas não posso ignorar as acções das pessoas que acreditam e fazem o que podem com os recursos que têm. Se essa organização confia nesse processo, e nos pedem ajuda para tal, também porque não fazer isso por um mundo melhor?
...

 
a 22 junho, 2006 12:34, Anonymous Anónimo disse...

ataraxia católica?? porra, cruzes canhoto.

Juntar o nosso nome a uma carta em cadeia ou a um abaixo assinado é tão marginal em termos de consequência política que o único propósito que vejo em coisas dessas é ir mantendo a faiscar as sinapses do descontentamento.

Pode ser que algum dia o nosso limiar de despolarização baixe.

 

Enviar um comentário

<< Página Principal