Adams Aebler
Etiquetas: Adams Aebler, Anders Thomas Jense, Mads Mikkelsen, Ulrich Thomsen
Eu vi este filme no Fantasporto de 2006, e fiquei imediatamente embevecido com ele!
É por causa de filmes como este que eu tento ir a festivais de cinema. Por entre os muitos filmes maus (sim, mesmo muitos) que se vêem em festivais, apanham-se algumas pérolas como esta, que de outra forma perderíamos irremediavelmente.
Adam Pederson (Ulrich Thomsen)é um neo-nazi que é sentenciado a fazer trabalho comunitário numa igreja rural.
Ivan Fjelsdted (Mads Mikkelsen) é o pároco o pároco da igreja que o vai receber.
Ivan explica a Adam que para este cumprir a sua sentença, tem de escolher uma tarefa e executá-la bem.
Adam escolhe, simplesmente, cozinhar uma tarte de maçã.
No entanto a atitude irreverente, niilista e violenta de Adam vai chocar com a devoção cega de Ivan.
Secundariamente existem uma data de personagens absolutamente deliciosas, como Gunnar, um ex-tenista alcoólico, Khalid, um paquistanês obcecado em assaltar bomas de gasolina da Statoil, e, a minha preferida, o médico.
Adams Aebler é um daqueles filmes subreptícios.
Começa muito calmamente, muito lentamente, a apresentar sem pressas as personagens. A premissa do filme é explicada logo no início (a tarefa que tem de ser executada) e vemos apenas aqui e ali alguns pormenores mais incongruentes, mais surreais, mas que são tão subtis, tão pequenos, que passam para segundo plano.
À medida que o filme avança, mais e mais destes pormenores se vão acumulando, e começam a ser menos subtis, menos segundo-plano.
O filme chega a extremos quase ridículos de exagero e surrealismo, mas como surgem aos poucos, lentamente, vamo-los aceitando sem grande luta. No fim estamos afundados num mundo de surrealismo situacional, numa autêntica luta entre Deus e o Diabo, entre o Bem e o Mal (se bem que por vezes seja difícil distinguir quem é quem) e não sabemos como é que fomos lá parar.
Contar qualquer tipo de pormenor seria estragar o filme (o trailer não ajuda), por isso vale mesmo a pena ser visto (não é um filme difícil de adquirir por meios absolutamente legais e que envolvam transacções de bens monetários!).
Adams Aebler é definitivamente uma pérola de filme, a não perder!
Ps: esqueci-me de o mencionar e agora não sei bem onde o meter, por isso vai aqui, Adams Aebler foi realizado por Anders Thomas Jensen
0 comentários:
Enviar um comentário
<< Página Principal