terça-feira, setembro 23

Bioshock



Vou hoje abrir um precedente algo estranho, e definitivamente uma novidade neste blog, e vou falar sobre jogos de computador.

Não sobre jogos de computador no geral, mas sobre um jogo em particular.

E o precedente algo estranho, é que vou falar deste jogo como se de um filme se tratasse.

Bioshock é um First-Person-Shooter, o que significa que o jogador vê o mundo pelos olhos do protagonista, experienciando as coisas na primeira pessoa.
Secundariamente a isto, o jogo consiste, muito muito basicamente, em andar pelos cenários a matar inimigos.
Quando pegamos em armas, vemos as nossas próprias mãos a segurá-las, quando fazemos pontaria alinhamos a mira com o nosso próprio olho, e quando os inimigos se atiram a nós, atiram-se mesmo à nossa cara.
Esta escolha de género proporciona um ambiente de jogo extremamente imersivo e pessoal mas, como já disse, o meu objectivo não é avaliar o jogo como um jogo, mas como se de um filme se tratasse.

Porque posso, porque o jogo é assim tão bom.

Em primeiro lugar a história.

No início do séc.XX, Andrew Ryan, um génio megalomaníaco, decide que está farto da sociedade e que não quer mais nada com ela.
Inicia então a construção de uma utopia submarina, Rapture, no fundo do Oceano Atlântico, onde os inventores, empreendedores e artistas pudessem dar largas à sua indústria sem estarem limitados pelas correntes da moralidade mesquinha.
Por todo o jogo vemos indícios destes ideais pervertidos de Andrew Ryan, à medida que vamos ouvindo spots de propaganda acerca dos "parasitas da sociedade" e de como a pena capital é um pequeno preço a pagar pela segurança de Rapture.



Em 1960, altura em que o jogo começa, Jack, a personagem principal (que encarnamos), sofre um acidente de avião sobre o atlântico, e dá consigo a flutuar em águas geladas, com os destroços em chamas do avião em que viajava, e com um estranho farol no meio do mar como única salvação possível.

Jack dá por si em Rapture, e descobre rapidamente que aquilo que era suposto ser uma utopia degenerou num mundo de violência e caos, e vê-se arrastado para a fase final de uma guerra entre a Resistência que tenta opôr-se aos últimos esforços de Andrew Ryan de manter o seu controlo ditatorial sobre a população de Rapture.

Com o progredir da história (e para aí nos primeiros 5 minutos, descansem que não estou a estragar nada) descobrimos que a principal razão da decadência de Rapture foi o uso de Adam, uma substância que permitiu aos seus cidadãos darem a si próprios poderes sobrenaturais com base em alterações genéticas temporárias.
Aparentemente o Adam, comercializado inicialmente por Frank Fontaine como arma económica contra Andrew Ryan, tinha efeitos secundários desagradáveis, como provocar psicoses alucinatórias e deformações físicas permanentes nos seus utilizadores mais assíduos.

Assim, quando Jack entra em Rapture, depara-se com uma cidade fantasma, populada por monstros, e as (verdadeiramente assustadoras) Little Sisters e os seus omnipresentes defensores, os Big Daddys, cujo significado e relevância só descobrimos muito mais tarde.



Faço notar que tudo isto é descoberto para aí nos primeiros 20 minutos de jogo, e que a história só fica mais complexa e profunda a partir daqui.
Recorrendo a gravações semi-aleatórias deixadas pelos habitantes de Rapture, vamos juntando as peças ao enorme quebra-cabeças que a história é. Desde pequenos pormenores da vida diária em Rapture, ao início dos problemas, aos ataques de terroristas e aos horrores subsequentes que surgiram, todo o tipo de informação relevante ou irrelevante para a história é descoberta.
Informação essa que dá uma profundidade e riqueza e imersão imensas no ambiente do jogo.
Deparamo-nos também com frequência com os relatos de algumas das personagens secundárias do jogo, e que foram instrumentais em toda a progressão da história. A caracterização destas personagens está extremamente bem feita, uma vez só temos sempre acesso aos seus relatos pessoais sobre as coisas que faziam e viam, e no entanto através desses relatos percebemos imensas coisas acerca das personagens e acabamos por adorá-las ou odiá-las.

Visualmente o jogo é absolutamente lindo.
As luzes, as sombras, as cores, os ambientes estão todos esplendorosamente bem feitos, com níveis de realismo incomparáveis.
Toda a arquitectura de Rapture é Art Deco, criando ambientes verdadeiramente surreais, com pormenores deliciosos.
Cada mesa está detalhada, cada arco está integrado. Se Rapture não fosse um jogo de computador, teria ganho prémios de arquitectura.

A luz e as sombras, os efeitos de fumo e neblina, os brilhos da água e do fogo estão exímios, transmitindo uma atmosfera extremamente imersiva e intensa, tornando-se ora opressiva ora libertadora.







Finalmente, o som está excelente.
Em primeiro lugar a interpretação vocal dos actores que dão voz às personagens está extremamente bem feita. Credível, intensa e dramática, algo que costuma falhar grandemente em muitos outros jogos e que contribui enormemente para a força da história.
A música é muito bonita, muito imersiva e não é de modo algum obtrusiva para o ambiente de jogo.
Pelo meio deparamo-nos com algumas músicas dos anos 50 que se enquadram perfeitamente no ambiente, e que funcionam maravilhosamente para nos integrar.

Também nos vamos deparando com publicidades sonoras, feitas ao bom velho estilo americano dos anos 50, em tons paternalistas e alegremente convincentes.

Em suma, Bioshock é um dos melhores jogos do género alguma vez feitos, a par de gigantes como Half-Life.

Etiquetas: , ,

5 comentários:

a 24 setembro, 2008 00:09, Blogger Unknown disse...

bom texto, entusiasmante, boas imagens, conceito de jogo construido e complexo o suficiente para se tornar interessante, provavelmente para os apreciadores de first person shooter ganham adicionalmente um boost de energia por desempenharem este papel, e no final o trailer com aquela música lânguida e sonolenta a contrastar com o q se adivinha do decorrer do jogo.

 
a 24 setembro, 2008 00:14, Blogger Gui disse...

A música é o mais fantástico do jogo, na minha opinião.

Como o "Under the Sea" que aparece no trailer, há vários outros clássicos que assentam que nem uma luva nos ambientes criados!

 
a 12 dezembro, 2008 17:57, Anonymous Anónimo disse...

o filme é exlente a musica não é adequada a um filme daquela qualidade

 
a 26 fevereiro, 2009 02:35, Anonymous Anónimo disse...

Experimenta jogar o phantasmagoria 1 (95) ou 2 (96)(este ultimo é um pouco melhor), ou mesmo o black dahlia (98). São jogos de outros tempos e estes sim feitos em full motion video. Pena na altura não existirem formatos de vídeo com mais compressão, senão a qualidade seria bem melhor. O phantasmagoria 1 sao 7 cds e tens uma resolução de video de uns 300 e pouco por 200 e qq coisa. O argumento de qualquer um destes jogos é estupidamente melhor que a grande maioria dos jogos que saem hoje em dia. Pena não haverem mais destes :(

 
a 17 maio, 2009 01:54, Blogger Gui disse...

Joguei um dos Phantasmagoria (não me lembro se o 1 se o 2) exactamente nessa altura em que saíram, e lembro-me que me assustaram. Não me lembro o suficiente do argumento para opinar, infelizmente!

 

Enviar um comentário

<< Página Principal