domingo, setembro 14

Não é sobre cinema.

Mas como já podem começar a ver, quando não falo sobre cinema, falo sobre isto:

http://blog.cancaonova.com/fatimahoje/2007/10/15/

Aaaaah, os Três Pastorinhos.

Haverá tríade mais mítica, mais sacrossanta e mais repugnante na cultura portuguesa?
São crianças brutalizadas pela fome, pela ignorância e pela igreja.

Canonizadas por terem presenciado um "milagre", e transformadas em ícones de todo um país.

"...mas Jacinta responde: “Não! Dessa água boa não quero. Bebia desta, porque, em vez de oferecer a Nosso Senhor a sede, oferecia-lhe o sacrifício de beber desta água suja”. E acrescentou: “Nosso Senhor deve estar contente com os nossos sacrifícios, porque eu tenho tanta, tanta sede! Mas não quero beber; quero sofrer por seu amor”."

Só eu é que acho que esta violência é obscena?

E no entanto vão milhares de pessoas a Fátima. Pessoas essas que, aparentemente, acham que isto é tudo muito bonito, muito bem feito.

Um culto febril, alucinado.

Nem sequer vou discutir o que está por detrás disto. Não vale a pena, não é isso que me choca.

O que me choca, o que me deixa envergonhado de pertencer à espécie humana, são as pessoas pequeninas, que eu quero acreditar que têm capacidade de pensar (senão não são melhores do que gado) e que portanto, por ali estarem, acham que o tipo de sofrimento e sacrifício imposto a estas crianças vale mesmo a pena.

Portanto o que é que são?

Gado inconsciente ou monstros insensíveis?

Etiquetas: , ,