segunda-feira, maio 8

Chess is a lovely game IV

Ela pensa freneticamente, como quem tem de resolver (ou criar) um problema. Vai entrar em apuros de tempo [nos torneios, os jogadores de xadrez têm um tempo limite para efectuar determinado número de jogadas. Caso esse tempo seja ultrapassado sem esse número de lance jogado, o jogador perde independetemente da posição.]. O tic tac do relógio começa a parecer mais alto. E, de repente, como se tudo fizesse sentido, atira a sua dama para perto do roque adversário. Olha para o relógio, como quem está atrasado.
Ele começa a ganhar confiança. Previu aquele lance e não lhe pareceu que pudesse dar problemas de maior. Defende-se cuidadosamente, como um cirurgião que lida com uma operação complicada mas de bom prognóstico. Depois de alguns lances defensivos, a sua vantagem material virá ao de cima. Relaxa, como se tudo fosse já uma questão de paciência.
Começam os dois a acelerar o jogo. Ela porque tem o relógio a apertá-la. Ele, porque todos os seus lances são forçados pelos ataques dela e porque lhe agrada que seja o relógio dela a contar.
A coisa torna-se mesmo rápida, com poucos segundos entre os lances.
Ele está finalmente calmo. Finalmente, porque o xadrez custa-lhe. Não é uma coisa agradável, para se jogar num domingo de sol. É um compromisso. É uma coisa para se levar a sério, que não nos deve dar descanso enquanto não a honrarmos e ganharmos. Está finalmente calmo porque sente que está a honrar esse compromisso, como alguém que cumpre uma promessa.
Ela há muito que tem o olhar fixo e treme a mão de ansiedade por ter de jogar rápido.
Bf1 [Bispo para a casa f1] aponta ele. Agora cavalo e5 é pefeitamente estéril porque tenho sempre cavalo c4 que o força a sair de lá. Os xeques de dama são perfeitamente inúteis e só servem para defender-me com mais estabilidade ainda. Não estou a ver assim na...
Como uma bailarina, ela pega no bispo e joga-o uma casa da diagonal apenas.
Foi como se lhe tivessem anunciado a morte de um parente. Não tinha visto aquele lance.

1 comentários:

a 20 maio, 2006 18:52, Anonymous Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

 

Enviar um comentário

<< Página Principal