terça-feira, maio 9

Experiências em África

Notícia Washington Post: Peritos médicos nigerianos concluíram que a Pfizer Inc. violou a lei nigeriana, a lei internacional (Declaração de Helsínquia), e foi responsável pela morte de 11 crianças, ao usá-las como cobaias em testes de uma droga experimental para combater a meningite, o Trovan, sem o conhecimento e aprovação do Governo daquele país. A experiência era explicada aos pais das crianças, sendo-lhes requerido um consentimento verbal.
Em Novembro passado, um juiz federal norte-americano recusou um processo que acusava a Pfizer de não informar as famílias dos riscos da droga, de que este era um fármaco experimental e que podia ser recusado. O seu argumento foi: este é um caso para os tribunais nigerianos.
A Pfizer nega as acusações.

Numa altura em que, num desses ressurgimentos de nacionalismo e xenofobia, tenho sido confrontado com várias argumentações do tipo "O colonialismo já acabou, esses países africanos já são independentes há muito tempo, podem vender os seus recursos (naturais e humanos, entenda-se) como bem quiserem, portanto, já chega dessa história de se andar sempre a falar em ajudas humanitárias ou perdões de dívida." não consigo deixar de me perguntar...
"Que merda é esta!?!"
. Independentes?! Têm governos criteriosamente seleccionados pelo poder central do império, que se comprometem a legislar unicamente no sentido de liberalizar todos os sectores económicos, a abdicar de todas as empresas estatais que possam existir, abrindo, assim, os seus países a todo e qualquer abutre multinacional que lhes queira chupar o tutano, em troca de mais uns empréstimos concedidos pelo Banco Mundial e pelo FMI a juros absolutamente impossíveis de suportar e da gentileza de não serem invadidos e dizem-me que estamos a falar de países independentes?! Ficam-lhes com o petróleo, o gás natural, os minérios e com milhões de homens, mulheres e crianças, que vendem as suas vidas a troco de uma subsistência miserável e dizem-me que o mercado livre os vai salvar?! Usam-nos como cobaias de laboratório para criar medicamentos, que são vendidos a preço de ouro nos paraísos ocidentais, e que nunca chegarão a ser usados para tratar as SUAS crianças e dizem que trabalham para salvar vidas?!
E nós por cá... Vemos filmes sobre isto e pedimos a um deus qualquer para que aquilo não passe de uma triste história de ficção. Ou aos nossos circuitos neuronais para que esqueçam...


6 comentários:

a 12 maio, 2006 16:23, Blogger Canela disse...

E nós por cá... E nós por cá, quando nos perguntam numa aula teórica de pediatria teórica quais são os principais problemas da saúde infantil, somos capazes de dizer que o problema é não termos uma segunda muda de roupa no infantário, o problema está no ar condicionado e nas máquinas de refrigerantes nós corredores das escolas...a impressão que tenho é que por nós passou um bando de abutres que nos comeu o cérebro!!!Não sei em que tipo de sociedade-bolha vivem os nossos futuros médicos-privatizados-e-americanizados-macdonalizados ( BOA MANUEL!!!)...E nós por cá, vemos o "All the invisible children" com uma balde de pipocas na mão...e tal...porque aquilo se passa lá longe, numa favela, em áfrica, e aquilo não nos interessa nada, fica lá nos confins, o que interessa é que as nossas criancinhas obesas tenham um chuveiro no infantário...

 
a 13 maio, 2006 22:20, Blogger chris disse...

Lembro-m do meu exame d bmc começar kom a pergunta "pk é k o bill gates financia os estudos das doenças mais prevalentes nos países subdesenvolvidos?".. na altura axei k era uma pergunta idiota (eu passara a última semana a estudar o azt e n sei k mais pa istu?!?!) à kual apenas se podia dar uma resposta idiota: "como já toda a gente nos países desenvolvidos tem computador, ele ker alargar o mercado aos subdesenvolvidos e para issu eles têm d ter uma esperança média d vida maior, para comprarem mais computadores; além dissu fikam a saber k kem financiou foi o bill gates e kd virem o nome dele num pc compram logo!" (n fui eu k xcrevi mas sim um amigo meu...)
Na altura efectivamente axei k esta fosse uma resposta idiota mas kom a hipocrisia a k nos últimos tempos tenho assistido e mais este caso d k n tinha conhecimento, começo mmo a axar k esta é uma resposta extremamente inteligente e acertada...

 
a 16 maio, 2006 15:46, Blogger Manuel Neves disse...

A aula de pediatria sobre medidas de fundo mas onde não se podia falar de política... Onde o professor teve verginha de admitir que o sistema americano é desigualitário depois de o ter sugerido. Chuveiros nos infantários e problemas de obesidade.
E enquanto escrevo isto, a malária mata implacavelmente uma criancinha a cada dois minutos (acho que é mais ou menos isso).
É preciso é chuveiros.

(já agora, cara colega... Quem és? =) )

 
a 19 maio, 2006 18:36, Anonymous Anónimo disse...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»

 
a 20 maio, 2006 18:51, Anonymous Anónimo disse...

Super color scheme, I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»

 
a 20 maio, 2006 18:52, Anonymous Anónimo disse...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

 

Enviar um comentário

<< Página Principal