sábado, fevereiro 27

The Devils


Inevitavelmente, depois de se ver umas centenas de filmes, surge alguma dessensibilização.
Apesar de tudo continuo a ser extremamente permeável às mensagens emocionais dos filmes, mas mesmo assim, apesar de isso ainda acontecer com intensidade, acontece com cada vez menos frequência.

The Devils, de 1971, realizado por Ken Russel, deve ter sido dos filmes mais desagradáveis que eu vi nos últimos tempos.

E não é desagradável da mesma maneira que o Twilight é desagradável. O Twilight é só ridículo e aborrecido. O The Devils é fisicamente desconfortável de ver.

Tomando lugar na França do Séc. XVII, o filme conta a história do Padre Grandier (Oliver Reed), um bon vivant demasiado esperto para seu próprio bem, que se vê no meio de uma conspiração governamental para retirar a autonomia à cidade que está sob a tutela da sua Igreja. Para o remover do poder, as autoridades locais recorrem à Santa Inquisição e aos histerismos de uma freira (Vanessa Redgrave) para o acusarem de bruxaria e condenarem-no.

O filme é um ataque aos sentidos, alternando rapidamente entre cenários quase a preto e branco para cenários com cores extremamente saturadas, planos de câmara improváveis e uma montagem caoticamente acelerada. Não tem sequer propriamente aquilo a que se possa chamar uma banda sonora, consistindo o som do filme em misturas aleatórias de sons e instrumentos sem qualquer melodia.

Tudo isto, sem sequer chegar à extrema violência física, psicológica e sexual do filme. As cenas de tortura e exorcismos pela Santa Inquisição, são particularmente difíceis de suportar.

Interessantes também são as cenas da mais deliciosa heresia, a maioria das quais passadas no imaginário da freira histérica, e quando todo o convento de freiras é convencido que está possuído por demónios.

Um filme que mostra com imensa brutalidade a máquina de ignorância, violência e manipulação que a igreja é, esteve proibido em portugal até 1974.

Etiquetas: , , ,

terça-feira, fevereiro 23

/me snigger

Etiquetas: ,

hehe

Etiquetas: ,

domingo, fevereiro 21

Não me canso..

demotivational posters
see more

sábado, fevereiro 13

Twilight

Pronto, é hoje!

Não passa de hoje. Vou morder a bala e ver o filme.

O que eu normalmente faço quando vejo um filme acerca do qual sei que vou querer escrever é ir tomando notas mentais de coisas dignas de comentário, para depois escrever.

Desta vez vou experimentar tomar essas notas em tempo real, escrevendo-as aqui.

Vamos a isso.

00:00:00 >ecran negro<
00:00:05 >fade para< logotipo da Summit Entertainment
00:00:18 >fade para negro<

00:00:21 "i'd never given much thought to how i would die" GAAAAAAAAAAAAAAAAHHHH A DOR!!! a dor começa e o filme ainda nem tem imagens!!! Porquê?!?!?! Porque é que eu tenho de sofrer desta maneira?????

00:00:38 "But dying in the place of someone i love seems like a good way to go" AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHH tirem-me daqui!!! Não, não mais frases dramáticas tiradas do livro Frases Dramáticas para Tótós!!!

Isto claramente é o pico de quão mau o filme é, por isso vou ver o resto, porque simplesmente não pode ser pior.

00:08:00 Cena típica de cafetaria, que para além de ser cliché nem consegue ter piada, não porque esteja particularmente mal escrita, mas porque todos os actores são péssimos. Eu a pensar que só a actriz principal é que seria má, mas não...

00:09:00
Oh meu deus! Personagens a entrarem em cena em câmara lenta para que a personagem secundária as possa apresentar com o tempo que quiser à personagem principal! Se ela não as descrevesse e estereotipasse em 2 minutos eu nunca conseguiria entender a história! Obrigado escritores do Twilight!

00:11:10 Olhares intensos em grande plano, para demonstrar drama... no Twilight isso significa arregalar muito os olhos, fazer tremer as pálpebras e ficar com uma expressão de quem acabou de se peidar em público.

00:17:00 Ele fala... e é tão mau... porque é que ele não podia ter-se ficado pelos olhares intensos de quem está com obstipação?

00:18:42 a sério, eles são os dois tão maus. Não consigo perceber o que é que é suposto estar a passar-se neste diálogo, mas assumo que estavam a tentar construir algum tipo de conversa intensa e embaraçosa? Não... ela tem estertores e arregala os olhos antes de cada fala.. e ele só consegue olhar para as coisas de esguelha... isto está tão mal escrito..

00:24:35 - You stopped the van, you pushed it away with your hand!
- Well no one's going to believe you.
- I wasn't going to tell anyone. I just need to know... the Truth!
- Can't you just thank me and get over it?
- Thank you.
- You're not going to let this go, are you?
- No.
- Well then, i hope you enjoy disappointment!
Tan tan TAAAMMM
o drama... há tantas coisas horríveis com este diálogo que eu era capaz de escrever um post inteiro só acerca dele.

00:28:45 - We really shouldn't be friends.
- You really should have just let the van crush me and saved all this regret!
Ah... adolescentes dramáticas e exageradas... não as odeiam tanto como eu? Quer dizer, eu sei que este filme foi pensado para adolescentes dramáticas e exageradas, mas mesmo elas devem odiar pessoas assim.

00:33:40 Apercebi-me de uma coisa com todo o diálogo da lenda da tribo, e de como a família Cullen é suposto ser "outra coisa" e os índios são "descendentes de lobos"... Será que... e isto é só uma suspeita... será que os escritores do Twilight acreditavam sinceramente que conseguiam esconder minimamente que este filme é sobre vampiros e lobisomens para além dos primeiros 5 minutos? Porque acreditar que conseguiam não só esconder, como sugerir isso cripticamente, aos 30 minutos de filme é psicótico. Ou estúpido. decido quando o filme chegar ao fim.

00:44:15 Está aqui um diálogo que deve ser o primeiro que eu vejo bem escrito até agora. Está engraçado, a escolha de palavras está gira. Agora... se ao menos a actriz principal conseguisse dizer as suas falas menos monocordicamente e com uma expressão diferente da que tem desde o início do filme...

00:47:45 The movie so far: uma montagem para explicar que isto é um filme sobre vampiros, com palavras em grande plano "pele-fria", "força", "rapidez", "morto-vivo", "imortal", "beber sangue" e finalmente "VAMPIRO!" intercaladas com segmentos do filme onde isso é mostrado.
Não percebo se isto são os escritores do filme a tentarem mostrar que são espertos "Oho! Vejam como nós fomos inserindo pequenas pistas subtis ao longo do filme sobre como a personagem principal seria um vampiro, e agora todas elas fazem sentido!!!" ou se é a maneira simpática deles de pegarem num grande cartaz de cartolina onde está escrito em grandes letras fluorescentes "A PERSONAGEM PRINCIPAL É UM VAMPIRO" dobrarem-no muitas vezes até ficar pequenino e com arestas bicudas e depois enfiarem-no com força pelo ânus colectivo dos espectadores.

00:52:20 ele brilha... ele... brilha... eu tinha visto as piadas na internet... mas pensava que... eram só piadas! piadas malvadas para gozar com o filme... mas não. está aqui, em frente aos meus olhos. ele brilha mesmo......

01:19:29 Eu estava a dessensibilizar-me do filme... a conseguir engolir quão mau ele é sem me queixar demasiado... Mas eles agora meteram Muse. Eu gosto de Muse. Não se põe Muse num filme destes!!! É errado. Muse é demasiado bom. Miúdas adolescentes exageradas e dramáticas não gostam de Muse, então porquê metê-los aqui? Sinto-me como o Alexander DeLarge a gritar "Not lovely, lovely Ludwig Van!!!!".

01:22:30 Grandes planos de lentes de contacto. Vá, todas as adolescentes impressionáveis ao mesmo tempo: squeee!

01:32:00 Ah, então este hillbilly estrábico é que é o grande vilão do filme, huh? Tinham ali o gajo haitiano, com rastas e um casaco porreiro, que até parecia ser a personagem menos banal do filme até agora, mas já não me espanto realmente que vão para o hillbilly estrábico. Isto é um filme para adolescentes dramáticas e exageradas, e essas por definição são pouco espertas, portanto para elas perceberem o filme tem de ser mantido com personagens unidimensionais, superficiais e palavras com poucas sílabas.

01:34:00 Isto é demasiado bom: a história agora está de volta ao Arizona, uma região desértica, sem chuva ou nevoeiro e com muito sol, na qual a fotografia do filme passa a ser igualmente mais luminosa e com cores mais saturadas. Mas adivinhem lá... quando os planos voltam a centrar-se na personagem principal, ficam escuros e cinzentos outra vez!!! Se isto fosse o Tropic Thunder eu dizia que estavam a fazer mudanças bruscas destas para gozarem, mas não... aqui é patéticamente propositado.

01:36:20 Não só um, mas TRÊS esgares ameaçadores que só conseguem ser ridículos!

01:45:33 Ela é tão irritante. Mas tão irritante. Tão má actriz... claramente os critérios usados no casting eram "é capaz de piscar os olhos muito depressa" e "consegue manter a mesma expressão facial durante duas horas seguidas".

01:53:23 "No one will surrender tonight. But i won't give in. I know what i want" diz a personagem feminina principal no fim do filme, referindo-se, assumo eu, ao desejo dela de se tornar um vampiro.

E há qualquer coisa de errado com esta mensagem. Não que eu seja um grande fã de mensagens nos filmes, ou que me incomodem ideias prejudiciais a serem passadas nos filmes... Mas o simbolismo do vampiro é um de desespero romântico irresolúvel, de sofrimento interminável. É por isso que apela ao espectador, e sobretudo a adolescentes dramáticas exageradas.
Mas também, classicamente, as histórias de vampiros mostram esse sofrimento interminável como uma coisa má. Como algo que até os próprios vampiros querem evitar.
E aqui temos esta pita a querer muito ser um vampiro! É um reflexo de uma geração infantilizada e estandardizada pela televisão que acredita que ser sofrido e desesperado é a melhor maneira de ter atenção e de se diferenciar dos outros.

Anyway...

O filme é mesmo muito mau. Mesmo pior do que eu pensava que podia ser.
A personagem principal, interpretada horrivelmente mal pela Kristen Stewart, é o estereótipo de todas as adolescentes exageradas e dramáticas, e representa a figura eternamente desajustada e introspectiva. Isto dito assim até podia parecer que podia dar uma personagem interessante. Mas a escrita é tão óbvia que mais valia terem alguém a narrar a história e a dizer "Agora a personagem está a não conseguir socializar num ambiente escolar, não se revêem nisto? Hum?"

Mas espera! O filme É narrado pela personagem principal!!! Como se a história não fosse má o suficiente, os escritores assumem que mesmo assim o público alvo é demasiado estúpido para entender o que se passa, e põem a personagem principal a explicar em voz off o que sente e as coisas que acontecem.
Infelizmente eles até são capazes de ter razão.

O actor principal, Robert Pattinson, é ainda pior que a Kristen, e isso é dizer MUITO!!! Toda a gama de expressões emotivas dele se resume a arregalar muito os olhos e fazer cara de cachorrinho mal-morto.

De certa forma quase que consigo admirar quem quer que seja que fez este filme... Está extremamente bem estudado para atingir as expectativas e satisfazer o coraçãozinho do seu público alvo, composto por adolescentes dramáticas e exageradas.
E por adolescentes dramáticas e exageradas entenda-se quem quer que veja o filme. Se o espectador é um homem e tem 40 anos, viu o filme e gostou então passa a ser automaticamente uma adolescente dramática e exagerada. Os seus testículos são confiscados, é-lhe dado um uniforme de colegial e fazem-lhe uma lavagem cerebral para lhe reduzir o QI a um valor semelhante ao do tamanho que calça.

Hein? O quê? Acabei de insultar todas as pessoas que gostam de Twilight?
Uma vez que as pessoas que gostam de Twilight são todas muito estúpidas, e podem não perceber sarcasmo, eu torno as coisas claras.

Se você viu o Twilight, e achou sinceramente que é um bom filme, então é uma pessoa estúpida!

E depois...

Isto não é maneira de tratar a figura do Vampiro.
O Vampiro tem sido, desde há mais de um século, uma das figuras literárias mais interessantes que existem. Tem imenso potencial para ser uma personagem extremamente interessante (e tem sido extremamente bem escrito por escritores hábeis), tem imenso pathos, e é, no geral, muito fixe.

O Edward Cullen (personagem principal do filme) é um enconado:

Edward Cullen - enconado

Por amor de deus... O Lestat usa camisas de folhos e mesmo assim é mais másculo e brutalmente fixe!!!

Lestat - uma das melhores personagens vampiro de sempre

Mas nem é preciso ir tão longe! A Selene, do filme Underworld é uma mulher, e mesmo assim tem mais tomates que o Edward!

Selene - mais testosterona que o Edward Cullen


Eu nem gosto da Buffy (perdoa-me Whedon), mas lembro-me que dos poucos episódios que vi, uma das personagens mais interessantes era o vampiro Spike:

Spike - um vampiro para adolescentes que NÃO é enconado

Querer compará-lo a vampiros a sério, como o David do The Lost Boys é quase sacrilégio:

David - badass

Ao passo que os vampiros do 30 days of night, pura e simplesmente comiam o Edward Cullen ao pequeno almoço:

Marlow - o lado mais violento e animalesco da figura do vampiro

Ou, nas palavras daquele que é, sem discussão possível, o vampiro mais violento, brutal e poderoso deles todos:

Alucard: You act more like a cockroach than a proper vampire. Left to your own devices you would cover the world in your filth. I can't stand your kind. You don't have the self-respect to be a vampire, you undead maggot. You barely even know what you are.

Whew... e pronto.

Agora, para compensar todas as pessoas que leram isto tudo, e se calhar até viram o Twilight, a recompensa que merecem!




Etiquetas: , ,

quinta-feira, fevereiro 4

Batman

Esta é para ti, M.

Etiquetas: