quarta-feira, abril 25

1 ano de blog - ponto da situação..

dia 7 deste mês o blog do des1biga completou 1 ano de existência.

sucede que nenhum de nós se parece ter apercebido do aniversário, posto que passou sem qualquer menção. e isso é sintomático..

é certo que o projecto se mantém de pé, e que os sinais vitais, ainda que pouco exuberantes, não inspiram preocupação - prova disso mesmo é o facto de 2 postas recentes terem gerado uma torrente de comentários a que não estávamos de todo habituados.

mas é também verdade que a regularidade (e por vezes a qualidade) dos artigos aqui publicados deixa muito a desejar, não obstante o esforço de uns poucos no sentido de contrariar essa tendência. dispondo a equipa, à partida, de tantos contribuidores, é frustrante verificar níveis globais de participação tão baixos. é certamente sinal de falta de empenho, interesse e motivação. a questão é: porquê?

Etiquetas: ,

segunda-feira, abril 23

Viena calling


sexta-feira, abril 13

não entres tão depressa nessa noite escura...

ou, por outras palavras,


boa sorte.



sexta-feira, abril 6

Este chá de Lenine

«A interminável ladainha anticomunista não produziu frutos na alma desta gente rendida à hora pandémica de uma só bandeira: «O povo unido jamais será vencido.» Tal é o uníssono que intermitentemente irrompe sobrepondo-se a outros slogans mais espaçados e menos tonitruantemente entoados pelo ciclópico coral. Aqui me detenho. O daimónico «merda, sou lúcido» que no revólver do poeta põe a bala que ele dispara contra si próprio isola-me do regozijo unitarista que se exprime numa frase forjada no laboratório da manipulação das massas. «O povo unido jamais será vencido.» Torna-se evidente que, no fogo da exaltação colectiva, mais uma vez se põe a aquecer este chá de Lenine. «Se não consegues a maioria, proclama a unidade.» Mas neste parêntesis de ácido logismo apenas aborreço quem o põe ao lume. Porque a chama, essa é pura e lindíssima.»
Natália Correia, in «Não Percas a Rosa»
1 de Maio de 1974
_____
(Agoram vejam lá a etiqueta e as boas maneiras, amiguinhos. A senhora é para ser tratada com respeito político, mesmo que não vos assombre o registo literário. Olhem que até foi deputada, e não foi pelo PC.)

quinta-feira, abril 5

A propósito

_______Há figuras públicas que estão exactamente à medida do Contra-Informação ou da imaginação de um bom caricaturista. Eu diria que Deus é um bom alfaiate. São personalidades que teriam talvez mais sucesso como comediantes do que como líderes políticos, mas louve-se-lhes a consciência de que a política tem, na cena actual, mais projecção e rentabilidade. E, afinal, faz-nos rir e rir mais, se bem que nunca na expressão positiva do riso. É triste.
Este é, também, o caso de Marques Mendes. Mas, como devem calcular, isto é a propósito de outra coisa. Eu, a princípio, pensei que fosse um acto de terrorismo ideológico, quando me disseram:
_______« - Está um cartaz do PNR no Marquês. »
Logo me ocorreu o meu mantra saudosista, que repito sempre inconscientemente nestas ocasiões. Vocês sabem:
_______« - Andou o meu pai a fugir aos pides para isto. »
(Quando isto me acontece, sinto-me sempre um bocadinho como a Guidinha das redacções do Luís de Sttau Monteiro. Se não leram, deviam ler, qualquer que seja a vossa religião partidária.)
Foi por isso que nem quis ver o cartaz. É assim, é sempre como ver, nas manchetes dos jornais desportivos do dia seguinte ao jogo, que o meu clube perdeu - diria ele.
Hoje de manhã, ouvi na rádio, nas notícias das onze, que os Gato Fedorento tinham respondido com um outro outdoor e voltei a interessar-me pelo caso. Mais tarde, vi a capa do jornal. O que me diverte acima de tudo é que o cartaz original parece ter sido feito para ser gozado. Desde as mensagens que não me deixam resolver a indecisão ingenuidade perversa vs perversidade ingénua até ao olhar alienado do tipo em quem se adivinha a bota-de-elástico. E o inacreditável e insuperável avião.
Quanto à resposta, subscrevo:
_______« - Genial.»
.
T

Etiquetas: ,

Genial